A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de “Síndrome do Esgotamento Profissional” e afeta quase todas as áreas da vida de um indivíduo.
O termo “Burnout” é de origem inglesa e representa algo que deixou de funcionar por exaustão de energia. A síndrome é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, resultado direto do acúmulo excessivo de estresse e de tensão emocional, sempre relacionada ao trabalho.
Em entrevista concedida a Rádio Clube 98, o psicólogo Túlio Arvelos explicou que dentre os sintomas mais comuns, estão uma grande exaustão física e mental por um longo período de tempo, dores de cabeça, enxaqueca, alterações de humor, crises de raiva, diminuição dos níveis de atenção e concentração, alterações sexuais e até mesmo pensamentos suicidas.
Segundo o psicólogo, a síndrome de Burnout é muito comum entre profissionais envolvidos nos campos da segurança, saúde, financeiro, educação e no setor público.
Confira a entrevista completa com o psicólogo Túlio Arvelos: