Projeto “Pare de Fumar” é realizado com alunos e recuperandos da APAC, em Patos de Minas

Existem aproximadamente cerca de 4.700 substâncias tóxicas diferentes na fumaça do cigarro

Nos últimos meses, alunos e recuperandos da APAC de Patos de Minas vêm desenvolvendo trabalhos de pesquisa sobre o tema “Tabagismo: malefícios para a saúde”, sob a orientação do professor de educação física Dautin Guimarães.

“As informações, o combate e a prevenção devem ser iniciados na fase escolar, evitando que os adolescentes de hoje tornem-se nossos pacientes no futuro”, destacou Dautin Guimarães.

Segundo estudos, existem aproximadamente cerca de 4.700 substâncias tóxicas diferentes na fumaça do cigarro, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), sendo que quanto mais o fumante consome o cigarro, mais exposto fica outros milhares de substâncias tóxicas.

De acordo com a OMS, 7 milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo. Destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo, por indivíduos não fumantes que convivem em ambientes respirando as mesmas substâncias tóxicas que o fumante ativo inala.

O professor ressalta que estudos evidenciaram que o tabaco contém cerca de 60 substâncias cancerígenas, que contribuem para o desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer: leucemia mielóide aguda; de bexiga; de pâncreas, de fígado; do colo do útero; de esôfago; de rim e ureter; de laringe (cordas vocais); na cavidade oral (boca); de faringe(pescoço); de estômago; de cólon e reto; de traqueia, brônquios e pulmão; de pele; de mama, entre outros.

O consumo do tabaco também contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como: tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrointestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras. A OMS afirma ainda que o consumo do tabaco está associado a 30% das mortes por câncer, sendo mais de 90% deles de pulmão e 25% dos casos de infarto agudo do miocárdio.