Projeto da UFU disponibiliza previsão do tempo diariamente para população de Patos de Minas

Iniciativa é desenvolvida em parceria com Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do município
Foto: arquivo pessoal prof. Laurence Rodrigues

A Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU), a Defesa Civil e o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM) de Patos de Minas estão envolvidos em um projeto que disponibiliza todos os dias a previsão do tempo de Patos de Minas no perfil @tempo.em.patos, no Instagram.

Laurence Rodrigues do Amaral, professor da Facom, e Roberto Furlanetto Branco, aluno de Ciência da Computação da UFU, desenvolveram softwares – que são sequências de instruções de um programa – que acessam todos os dias os dados de Patos de Minas disponibilizados pelo pela plataforma Climatempo.

Também são coletadas informações da estação meteorológica que fica localizada no batalhão do município. O instrumento foi comprado com a ajuda financeira do Ministério Público Federal e a partir de um projeto elaborado em parceria com o professor Pedro Bertarini, da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt/UFU).

“Primeiramente, eu criei uma versão escrita na linguagem de programação Java, que funciona em um computador desktop e depois reescrevemos esse software para celulares Android, para otimizar nosso trabalho”, explica Amaral.

O professor comenta que o projeto tem se mostrado importante para Patos de Minas:

“No ano de 2021, tivemos uma das maiores enchentes da história na cidade, e as informações oriundas deste projeto foram importantes na tomada de decisão da Defesa Civil, alertando a população e fornecendo dados”.

Portal Comunica/Laura Justino