Na última semana, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, realizou a 1ª Reunião Extraordinária das Comissões Intergestores Bipartites (CIBs) microrregionais compartilhadas, que englobam os municípios de João Pinheiro, Patos de Minas e São Gotardo.
A reunião teve o objetivo de discutir e dar ciência aos participantes dos projetos cadastrados por essas localidades, relacionados ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Ministério da Saúde.
Durante a reunião, os municípios de cada microrregião apresentaram suas inscrições e propostas para fortalecer a rede de saúde no território.
- Microrregião de Saúde de João Pinheiro:
- Os municípios de João Pinheiro e Brasilândia se inscreveram para implementação de CAPS I, fortalecendo a atenção psicossocial na região.
- Microrregião de Saúde de Patos de Minas:
- Lagoa Formosa se inscreveu para implementar seu CAPS I.
- Varjão de Minas, Presidente Olegário e São Gonçalo do Abaeté apresentaram propostas de CAPS I.
- Patos de Minas apresentou projetos para o CAPS I e para a criação de uma Policlínica Regional, que ampliará o acesso aos serviços de saúde na região.
- Microrregião de Saúde de São Gotardo:
- O município de Carmo do Paranaíba se inscreveu para o CAPS AD e o CAPS I.
- Rio Paranaíba apresentou uma proposta para o CAPS I.
- São Gotardo propôs projetos para o CAPS I e o CAPS II.
Para Noemi Portilho, assessora de Governança da SRS Patos de Minas, a apresentação das propostas representa um passo significativo no fortalecimento das redes de atenção à saúde na região.
Segundo Noemi, se todas as propostas cadastradas durante a reunião extraordinária forem aprovadas, espera-se um impacto extremamente positivo na implementação das redes assistenciais nos municípios envolvidos.
O Novo PAC do Ministério da Saúde é uma iniciativa que visa aprimorar a infraestrutura de saúde e ampliar o acesso a serviços de qualidade em todo o país.