Programa Senac+ oferece 16 cursos de capacitação para trabalhadores do comércio, em Patos de Minas

Intenção é qualificar a mão de obra das empresas e entidades que cadastrarem alunos

De acordo com a Pesquisa de Estudos Econômicos, contratada pela FecomércioMG, Sesc e Senac, existe uma carência de mão de obra qualificada para uma série de funções, o que prejudica a operação das empresas, a empregabilidade dos profissionais e a economia como um todo.

Para suprir esta demanda e criar mecanismos que aproximem o trabalhador da qualificação gratuita, o Senac em Minas está lançando o Senac+. A iniciativa é voltada para empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo; sindicatos empresariais e associações de inclusão social que atendem grupos vulneráveis.

O objetivo do programa é beneficiar trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, pessoas em situação de vulnerabilidade social e quem preenche os requisitos do Programa Senac de Gratuidade, ou seja, que a renda bruta dos componentes do grupo familiar dividida pelo número de pessoas não ultrapasse o valor de dois salários mínimos.

Oferta variada

Ao todo pelo projeto em 2023, serão ofertados 48 cursos nas áreas de beleza, gastronomia, gestão, moda, saúde e tecnologia no estado. O início das aulas está previsto para junho. O portfólio disponível em cada unidade foi escolhido levando-se em conta a vocação do mercado local, aumentando, assim, a empregabilidade.

Na unidade de Patos de Minas os cursos ofertados serão:

• PersonalStylist
  • Cabeleireiro Intensivo
  • Técnicas de Aplicação de Injeção e Diluição de Medicamentos
  • Fashion Marketing Digital
  • PersonalOrganizer
  • Gestão de estoque para farmácias e drogarias
  • Introdução ao Visual Merchandising no Comércio
  • Básico de Costura e Acabamento
  • Técnicas de Depilação
  • Técnicas de Manicure e Pedicure
  • Básico de Maquiagem
  • Técnicas Básicas para Porteiro
  • Cabeleireiro Intensivo
  • Técnicas para Garçom de Bares
  • Técnicas Básicas de Vitrine
  • Farmácias e Drogarias: Marketing, atendimento e vendas de cosméticos e outros produtos relacionado

Como participar

As empresas, sindicatos empresariais e associações de inclusão social que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade deverão se credenciar para participar do Senac+. O regulamento completo do Programa e as documentações necessárias, estão disponíveis no Edital de Credenciamento.

Após a aprovação dos documentos do credenciado, as matrículas dos alunos serão feitas diretamente nas unidades do Senac em Minas, de forma presencial.

Senac+

O Senac+ visa proporcionar uma maior oferta de mão de obra preparada, atendendo às demandas das empresas por profissionais atualizados e proporcionando aos alunos um acesso mais rápido ao mercado de trabalho. Além disso, propõe o maior desenvolvimento econômico e social, alinhando as necessidades e os interesses entre empresas e trabalhadores.

“o Senac+ visa, justamente, incluir este público, ofertando cursos de formação profissional de curta duração, de forma 100% gratuita para o aluno, por meio de uma iniciativa inédita que vai beneficiar, a um só tempo, as empresas contribuintes, os profissionais treinados e a sociedade”, explica Cristiane Serpa, Diretora Regional Interina do Senac em Minas.

Ela explica ainda que

“por ser destinado a atender às demandas por mão de obra capacitada, as associações de inclusão social, assim como as empresas e os sindicatos empresariais do Sistema Comércio serão parceiros estratégicos para o êxito novo programa”.

Sobre o Senac em Minas

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade.

O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa.

Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.