De acordo com a Pesquisa de Estudos Econômicos, contratada pela FecomércioMG, Sesc e Senac, existe uma carência de mão de obra qualificada para uma série de funções, o que prejudica a operação das empresas, a empregabilidade dos profissionais e a economia como um todo.
Para suprir esta demanda e criar mecanismos que aproximem o trabalhador da qualificação gratuita, o Senac em Minas está lançando o Senac+. A iniciativa é voltada para empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo; sindicatos empresariais e associações de inclusão social que atendem grupos vulneráveis.
O objetivo do programa é beneficiar trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, pessoas em situação de vulnerabilidade social e quem preenche os requisitos do Programa Senac de Gratuidade, ou seja, que a renda bruta dos componentes do grupo familiar dividida pelo número de pessoas não ultrapasse o valor de dois salários mínimos.
Oferta variada
Ao todo pelo projeto em 2023, serão ofertados 48 cursos nas áreas de beleza, gastronomia, gestão, moda, saúde e tecnologia no estado. O início das aulas está previsto para junho. O portfólio disponível em cada unidade foi escolhido levando-se em conta a vocação do mercado local, aumentando, assim, a empregabilidade.
Na unidade de Patos de Minas os cursos ofertados serão:
- PersonalStylist
- Cabeleireiro Intensivo
- Técnicas de Aplicação de Injeção e Diluição de Medicamentos
- Fashion Marketing Digital
- PersonalOrganizer
- Gestão de estoque para farmácias e drogarias
- Introdução ao Visual Merchandising no Comércio
- Básico de Costura e Acabamento
- Técnicas de Depilação
- Técnicas de Manicure e Pedicure
- Básico de Maquiagem
- Técnicas Básicas para Porteiro
- Cabeleireiro Intensivo
- Técnicas para Garçom de Bares
- Técnicas Básicas de Vitrine
- Farmácias e Drogarias: Marketing, atendimento e vendas de cosméticos e outros produtos relacionado
Como participar
As empresas, sindicatos empresariais e associações de inclusão social que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade deverão se credenciar para participar do Senac+. O regulamento completo do Programa e as documentações necessárias, estão disponíveis no Edital de Credenciamento.
Após a aprovação dos documentos do credenciado, as matrículas dos alunos serão feitas diretamente nas unidades do Senac em Minas, de forma presencial.
Senac+
O Senac+ visa proporcionar uma maior oferta de mão de obra preparada, atendendo às demandas das empresas por profissionais atualizados e proporcionando aos alunos um acesso mais rápido ao mercado de trabalho. Além disso, propõe o maior desenvolvimento econômico e social, alinhando as necessidades e os interesses entre empresas e trabalhadores.
“o Senac+ visa, justamente, incluir este público, ofertando cursos de formação profissional de curta duração, de forma 100% gratuita para o aluno, por meio de uma iniciativa inédita que vai beneficiar, a um só tempo, as empresas contribuintes, os profissionais treinados e a sociedade”, explica Cristiane Serpa, Diretora Regional Interina do Senac em Minas.
Ela explica ainda que
“por ser destinado a atender às demandas por mão de obra capacitada, as associações de inclusão social, assim como as empresas e os sindicatos empresariais do Sistema Comércio serão parceiros estratégicos para o êxito novo programa”.
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade.
O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa.
Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.