Professor de Estatística explica principais métodos utilizados nas pesquisas eleitorais

Nesta quarta-feira, 23 de março, as pesquisas eleitorais em relação aos possíveis cenários das eleições 2022 estiveram em destaque no “Debate 98””, com a participação do Professor de Estatística e Pesquisa de Mercado no UNIPAM e Diretor do Instituto de Pesquisas Aplicadas e Consultoria – INPAC, Ronaldo Pereira Caixeta. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube98.

De forma muito clara, Ronaldo Caixeta explicou os principais métodos aplicados nas pesquisas eleitorais, esclarecendo como identificar a confiabilidade das pesquisas divulgadas. O professor ressaltou que pesquisa é extremamente importante em todos os setores e não poderia ser diferente na política.

Os desafios e mudanças dos métodos de pesquisas no âmbito da pandemia da Covid-19 também estiveram em discussão no programa. Ronaldo afirmou que em sua concepção a melhor forma de colher dados é no método “porta a porta”.

O pesquisador patense também explicou como funciona o trabalho coordenado por ele no Instituto de Pesquisas Aplicadas e Consultoria – INPAC.

Os cenários da corrida presidencial, a possibilidade uma terceira via e também a disputa ao governo estadual estiveram em analise pelo convidado e membros da bancada.

Confira a entrevista na íntegra: