Nesta quarta-feira, 27 de julho, a Fazenda Reserva Heitor, produtora de cafés especiais, esteve em destaque no DEBATE 98, com a participação das produtoras rurais Sheyla Heitor e Mariana Heitor. A conversa foi conduzida por Edvar Santos e José Afonso. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube98.
Mãe e filha destacaram a trajetória da empresa familiar especializada na produção de cafés de alta qualidade, referência da região do Cerrado Mineiro, reconhecida com o Prêmio Produtor Rural Sustentável.
O Prêmio Produtor Rural Sustentável foi realizado pelo Sicoob. A premiação é uma forma de reconhecer produtores rurais comprometidos com a sustentabilidade, em conformidade com os princípios ESG. Os premiados foram quatro mineiros, um capixaba e um catarinense.
A cerimônia de premiação ocorreu na quinta-feira (7/7), durante o 13º Workshop Produtor Rural, em Brasília. Os vencedores do prêmio receberam uma viagem para Holanda. O local foi definido por ser uma motivação pela força do agronegócio holandês, que se assenta em pequenos agricultores familiares, além disso o país é o segundo maior exportador de produtos agropecuários do mundo.
A representatividade feminina no mercado da cafeicultura, também esteve em pauta no programa desta quarta-feira (27/07). Mariana Heitor explicou como funcionou o processo de sucessão que já está na terceira geração da família.
A preservação da fauna e flora, a reserva de água na Fazenda Reserva Heitor, e o trabalho ambiental realizado pela família também estiveram na pauta no programa.
As convidadas do Debate 98 desta quarta-feira (27/7), também ressaltaram a importância e reconhecimento da cafeicultura da região.
Confira a entrevista na íntegra: