Ouça ao Vivo:

Primeira etapa de vacinação contra brucelose de 2025 termina dia 30/6 em Minas Gerais

Mesmo com os avanços, o órgão alerta que o controle da doença só será possível com a participação ativa dos produtores.

Produtores rurais mineiros têm até o dia 30/6 para vacinar suas bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 e 8 meses de idade, contra a brucelose, uma doença grave que pode afetar não só os animais, mas também os seres humanos. O alerta é do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), responsável por executar no estado o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no estado.

A vacinação é obrigatória e deve ser realizada por médicos veterinários ou vacinadores cadastrados no IMA, já que o imunizante é uma vacina viva atenuada e exige cuidados especiais durante a aplicação. Após a vacinação, o produtor tem até o dia 10/7 para declarar a imunização junto ao órgão.

Para evitar multa, o pecuarista deve estar atento aos prazos para a vacinação e a declaração de imunização contra brucelose. Em 2024, o estado ultrapassou a meta nacional do PNCEBT ao imunizar 80,3% das bezerras, superando o índice de 77,5% registrado no ano anterior.

Mesmo com os avanços, o órgão alerta que o controle da doença só será possível com a participação ativa dos produtores. O descumprimento das normas não só coloca em risco a saúde pública, como também pode comprometer a comercialização e exportação dos produtos agropecuários mineiros.

Outro prazo importante para os criadores mineiros é o da atualização de rebanhos, que começou em maio e também se encerra no dia 30/6.

FONTE: AGENCIA MINAS

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>