Ouça ao Vivo:

Primeira etapa de vacinação contra a brucelose está na reta final em Minas

O Instituto reforça que a vacinação deve ser realizada por médico-veterinário habilitado ou vacinador cadastrado e que o cumprimento das exigências sanitárias é fundamental para proteger os rebanhos e fortalecer a pecuária mineira.
Foto: Agência Minas

Os produtores rurais de Minas Gerais têm até a próxima segunda-feira, 30 de junho, para vacinar bezerras bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses contra a brucelose. A imunização é obrigatória e faz parte da primeira etapa da campanha estadual de vacinação.

Além de vacinar os animais, os pecuaristas devem realizar a declaração da vacinação ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) até o dia 10 de julho. O procedimento é obrigatório para manter a regularidade da propriedade rural.

Em 2025, mais de 2,1 milhões de bezerras foram vacinadas em Minas Gerais, elevando a cobertura vacinal para 84%, índice superior aos 80% registrados no ano passado.

A brucelose é uma doença que causa prejuízos à pecuária, provocando abortos e problemas reprodutivos nos rebanhos. Além disso, trata-se de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para os seres humanos.

Segundo o IMA, o controle da doença depende da vacinação das bezerras dentro da faixa etária indicada e do cumprimento dos prazos estabelecidos pela campanha. A segunda etapa de vacinação ocorrerá no segundo semestre, com prazo para declaração até 10 de janeiro de 2027.

O Instituto reforça que a vacinação deve ser realizada por médico-veterinário habilitado ou vacinador cadastrado e que o cumprimento das exigências sanitárias é fundamental para proteger os rebanhos e fortalecer a pecuária mineira.

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>