URT conseguiu seu acesso antecipado ao Módulo I do Campeonato Mineiro de 2026, mesmo faltando uma partida contra o Ipatinga, que acabou perdendo a sua chance no empate em Patos de Minas no último sábado diante do Mamoré, no empate em 0x0. Assim, no Grupo C do Módulo II, o Trovão Azul chegou a nove pontos, ou seja, 100% de aproveitando, não podendo ser alcançado pelos seus concorrentes da chave.
O Trovão Azul aguarda a definição no Grupo D para conhecer o seu adversário na decisão do título da temporada, podendo ser o North de Montes Claros, que não tem mais jogo a fazer nesta fase ou o Democrata de Sete Lagoas, que ainda tem um compromisso a cumprir no próximo domingo, em Patrocínio, diante do CAP, que não tem mais chance.
Se o Democrata se classificar, o primeiro jogo da decisão será em Sete Lagoas, na quarta-feira, dia 30 e a o segundo no Mangueirão, dia 2 de agosto, sábado.
Caso o adversário da final seja o North, a primeira partida será no Zamão na quarta e o último jogo no dia 2 de agosto, em Montes Claros.
Entrevista
Para falar do acesso da URT, o presidente Ígor Cunha esteve nesta terça (22) no programa Bola na Rede da Rádio Clube 98. Desde a sua posse, Ígor vem repetindo o lema “Vamos subir URT“. Diretores, jogadores e torcedores emcamparam a ideia e foi iniciado o projeto para a concretização da volta do Trovão Azul à elite do futebol Mineiro.
Lembrando que durante nove anos seguidos, de 2014 a 2022, o Trovão Azul frequentou a divisão principal do futebol de Minas Gerais. Com a queda em 2022, passou três anos no M2.
“A gente sempre foca no nosso trabalho. O time fez nove pontos, resultado de trabalho fora e dentro de campo e a gente aguardou esse jogo do Mamoré, que acabou em empate, com a vaga assegurada. Mas, se dependesse de ir a Ipatinga para buscar a classificação, estávamos preparados também. Mérito total da URT, trabalho bem feito desde 2024.. E a peça chave foi o de reconhecer os erros cometidos, colocá-los no papel e partir para uma outra etapa”, afirmou o Presidente.
Ígor Cunha ressaltou o trabalho de Bruno Formigoni, uma indicação do Diretor Executivo de Futebol, Flávio Alves. Formigoni, ex-jogador do clube em 2015, chegou em outubro do ano passado para participar de todo o planejamento. Com a sua demissão, por conta de resultados normais no futebol, aconteceu a substituição por Íto Roque, que passou a comandar a equipe com o mesmo espírito de seguir a luta rumo à primeira divisão.
O presidente falou também sobre a comemoração dos torcedores no último sábado, após a conquista do acesso antecipado, mas pouco tempo depois o “staf” de futebol já estava reunido para traçar o planejamento para os jogos finais da competição. Para ele, o primeiro objetivo foi alcançado, mas tudo será feito para a conquista de mais um título, como em 2013, diante do Democrata de Governador Valadares, em pleno Estádio da Avenida Brasil, com o placar de 3×0 para a URT, time comandado na época por Luiz Eduardo e que tinha o Diogo Marzagão, que regressou para esta temporada para participar de mais uma “subida” para a elite.
Ito Roque e Henan
Tão logo o acesso foi alcançado, a URT liberou o atacante Henan, que estava emprestado pelo Primavera de Indaiatuba, interior de São Paulo, e que precisa do atleta para ser inscrito até o próximo dia 25. Assim, o principal artilheiro do Trovão Azul está fora da decisão. Dos 14 gols marcados até agora pela URT, quatro foram de Henan.
Com o treinador Ito Roque havia em contrato, uma cláusula que permitiria a sua saída se acontece o acesso e caso houvesse uma boa proposta financeira de alguma equipe. O técnico Ito Roque, no período da tarde no Mangueirão, reuniu-se com os atletas e fez sua despedida, devendo seguir para o futebol carioca para assumir a equipe do BoaVista Sport Clube da cidade de Saquarema, na região dos lagos, pouco mais de 100 km de distância do Rio de Janeiro
Final
O presidente Ígor Cunha disse que trata a final com “importância grande“. O time quase chegou no ano passado, mas caiu de produção na reta final não fazendo certo o dever de casa. Agora foi diferente, o time venceu em casa e fora e está na fase com 100% de aproveitamento.
“As contratações na reta final foram pontuais e se encaixaram. O elenco que contratamos lá atrás já vinha bem, com disciplina, sem grandes problemas internos. No ano passado houve falhas disciplinares, não coibidas a contento, inclusive um dos jogadores foi à justiça no final da temporada. Para esse ano não aceitamos isso. A indisciplina não foi permitida e quando aconteceu as providências foram tomadas.”
União
“O grupo de jogadores é unido com muitos líderes. Glauco, mesmo operado do joelho, Marzagão, Diego Costa, Ditinho e outros, sempre presentes. E o elenco, era formado com reforços pontuais que eram titulares nos seus times e que custaram dinheiro para a URT. Não vieram jogadores que estavam em banco de reserva em suas equipes e sim atletas que estavam jogando. A montagem do elenco levou em conta a qualidade do futebol do interior paulista, que tem uma A3 forte.”
Financeiro
O diretor financeiro Thiago Tavares participou da entrevista e falou sobre prestação de contas da diretoria. Faltam poucos meses das contas a serem apresentadas, primeiramente ao Conselho Fiscal e depois Deliberativo. Tavares está só aguardando o fim da competição para encaminhar todos os documentos para esses órgãos.
Cotados para 2026
Ígor Cunha anunciou o anúncio do planejamento para a primeira divisão em 2026. Em outubro deverão começar as movimentações e em dezembro, a pré-temporada deverá ser iniciada, caso o Módulo I começa na segunda quinzena de janeiro, o que deve acontecer, por ser um ano de Copa do Mundo.
O presidente falou da possibilidade da permanência do Executivo de Futebol, Flávio Alves. Não está descartado o retorno do treinador .
Marketing
Ígor Cunha ressaltou o crescimento da URT no tocante ao Marketing e Comunicação, que cuidam da divulgação do clube na imprensa, nas mídias sociais e através dos seus canais próprios e reconheceu o trabalho desenvolvido por essa equipe que tem na diretoria de comunicação, Angélica Peres.
Reta final
Agora é aguardar a decisão do Módulo II com a URT garantida, aguardando a definição de seu adversário: North de Montes Claros ou Democrata de Sete Lagoas. Datas das finais: 30 de julho e 2 de agosto.
Adamar Gomes
www.agesporte.com.br