Presidente do Conselho Municipal de Saúde fala sobre o futuro do HRAD, explica como funciona na prática o SUS-Fácil e destaca importância do controle social

Dentre outros assuntos, Fátima Gomes destacou a importância da Ouvidoria de Saúde
Foto: Luís César

Nesta sexta-feira (04/11), o papel do controle social no processo de organização e execução dos serviços na saúde pública em Patos de Minas esteve em destaque no DEBATE 98, com a presença de Geralda de Fátima Gomes, que é presidente do Conselho Municipal de Saúde. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, José Afonso e Edvar Santos. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

Na oportunidade, Fátima Gomes explicou como funciona o diálogo com os representantes da sociedade como, por exemplo, as Associações Comunitárias de Bairros e as lideranças religiosas.

Durante o DEBATE 98, a convidada e os integrantes da bancada conversaram sobre o futuro do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) falando, inclusive, sobre a forma de manter os quadros de profissionais na unidade para manter a assistência da população; a classificação de uma fundação de Uberlândia para administrar o HRAD; e o acompanhamento do controle social em torno do processo de implantação de uma organização social para administração da unidade hospitalar.

Segundo Fátima Gomes, foi garantido pela administração do HRAD que, independentemente da implantação da Organização Social (OS), a ampliação do Hospital Regional irá acontecer.

De forma muito didática e utilizando exemplos, Fátima Gomes esclareceu como funciona, na prática, o trabalho do SUS-Fácil na regulação de pacientes. Outro serviço que a presidente do Conselho Municipal de Saúde explicou o funcionamento e destacou a importância foi em relação a Ouvidoria de Saúde.

O início do trabalho do SAMU Regional em Patos de Minas e em outros 32 municípios da Macrorregião Noroeste também foram discutidos no programa desta sexta-feira (04/11).

Confira a entrevista na íntegra: