Presidente da COOPATOS, José Francelino comenta sobre a crise do leite no Brasil

Um dos assuntos abordados foi a desvalorização dos concentrados, adubos e preço sobre o preço do leite

Nesta terça-feira (12/09), as sucessivas quedas no preço do leite no final do primeiro semestre foi o assunto em destaque no DEBATE 98. O programa contou com a presença de José Francelino Dias, que é produtor rural e presidente da COOPATOS. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso e recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

O primeiro assunto abordado pela bancada foi sobre a relação entre a desvalorização dos concentrados, adubos e preço sobre o preço do leite. Na oportunidade, José Francelino explicou que a atividade leiteira “não se faz” dentro de um curto prazo, como 30 ou 60 dias.

“O que a gente tem que olhar é que existe um ciclo produtivo e reprodutivo dentro dessa atividade. O que acontece é que quando a gente entrou na safra 22/23 os insumos, em razão de guerra na Ucrânia e especulação, houve uma disparada até injustificável do preço dos insumos e aí nós preparamos para fazer essa safra com adubo de até R$ 8 mil/tonelada”, pontuou.

José Francelino esclarece, ainda, que há uma fase de ajuste no preço do leite, que está relacionada à situação do agronegócio no país.

A falta de organização da categoria de produtores de leite; a ausência de um tabelamento de precificação do produto; a presença e a força de cooperativas; a indústria, o varejo e a categoria leiteira; a adaptação do pequeno produtor às novas tecnologias; a exportação de lácteos, e outros assuntos também foram abordados no programa da terça-feira (12/09).

Confira o DEBATE 98 na íntegra: