Prefeitura e Polícia Militar realizam ação em novo agrupamento de moradores de rua, em Patos de Minas

Operação aconteceu nos entornos de um hipermercado do bairro Cristo Redentor

Na manhã desta quinta-feira (22/06), a Prefeitura de Patos de Minas e a Polícia Militar realizaram uma nova operação em um ponto de concentração de moradores de rua e usuários de drogas, onde diversas pessoas se agruparam nos entornos de um hipermercado. A ação foi realizada na esquina das ruas Barão do Rio Branco e Mato Grosso, no bairro Cristo Redentor.

No entanto, os órgãos não podem retirar as pessoas do local contra sua vontade. Por isso, as Secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Obras, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e do Centro de atenção Psicossocial (CAPS), ofereceram orientações aos presentes, além de alimentação, banho e passagens de volta para as cidades de origem.

A reportagem do Sistema Clube ouviu um usuário de drogas, que relatou sobre sua situação:

Elizete Mundim, diretora de Proteção Especial conversou com a reportagem do portal Clube Notícia e explicou que, nessa nova ação, a maioria das pessoas em situação de rua são de Patos de Minas, por isso, está sendo feito seu acolhimento e cadastramento.

“Nós fizemos [uma ação] no Galpão do Produtor Rural e eles vieram para cá, porque a maioria que está aqui é de Patos de Minas e é muito difícil eles quererem voltar para suas casas. Então, estamos fazendo uma orientação; o CAPS também está buscando quem quer uma internação […]. Aí vai depender da vontade deles”, detalhou a diretora.

Na última ação, 15 passagens para a cidade de origem foram entregues e, daqueles que são residentes em Patos de Minas, 79 moradores de rua foram cadastrados no CREAS para receberem apoio e abrigo. Confira a entrevista com a diretora de Proteção Especial:

A ação contou com o apoio da Polícia Militar. A Sargento Poliana falou sobre o trabalho da PM em relação aos usuários de drogas: