Por 11 votos a 6, Gladston Gabriel é eleito Presidente da Câmara Municipal Biênio 2023/24

Os eleitos entram exercício a partir de 1º de janeiro de 2023

Aconteceu, na tarde desta terça-feira (20/12), a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal Biênio 2023/24. Com o registro de uma nova chapa concorrente, minutos antes do início da reunião, duas chapas disputaram a presidência da Casa Legislativa de Patos de Minas.

A Chapa 1, protocolada em 24 de novembro, é composta pelos vereadores:

• Presidente: Gladston Gabriel (PODEMOS);
  • 1º Vice-presidente: Mauri da JL (MDB);
  • 2º Vice-presidente: Cabo Batista (CIDADANIA);
  • 1º Secretário: Profº Delei (PSD);
  • 2º Secretário: Carlito (União Brasil).

Já a Chapa 2, protocolada nesta segunda-feira (20/12), é composta pelos parlamentares:

• Presidente: José Eustáquio de Faria Júnior (PODEMOS)
  • 1º Vice-presidente: Vitor Porto (CIDADANIA)
  • 2º Vice-presidente: Bartolomeu Ferreira (União Brasil)
  • 1º Secretário: Daniel Amorim (PDT)
  • 2º Secretário: João Marra (PROS)

Com 11 votos a 6, a chapa liderada por Gladston Gabriel foi eleita.

Votaram na Chapa 1: Gladston Gabriel; Mauri da JL; Cabo Batista; Professor Delei; Carlito; Prof. Beth; Ezequiel Macedo; Itamar André; José Luiz; Nivaldo Tavares; e Vicente de Paula.

Votaram na chapa 2: José Eustáquio de Faria Júnior; Vitor Porto; Bartolomeu Ferreira; Daniel Gomes; João Marra; e Wilian de Campos.

Desta forma, logo em seguida, foi realizada a cerimônia de posse da nova mesa diretora.

Como funciona a eleição

Seguindo o Regimento Interno, em reunião, estando presente a maioria dos componentes da Câmara, os vereadores elegem – por votação nominal e maioria simples – os integrantes da Mesa Diretora, mediante inscrição de chapas. Em caso de empate, será considerado eleito o candidato mais velho.

Ainda de acordo com o documento, a composição da Mesa Diretora deve atender, “tanto quanto possível à representação proporcional dos partidos com assento na Câmara Municipal”. Além disso, seu mandato é de dois anos. A eleição é feita na última reunião ordinária da Casa Legislativa e, embora imediatamente empossados, os eleitos entram exercício a partir de 1º de janeiro do ano seguinte.

Confira a votação: