Ouça ao Vivo:
Pesquisar
Close this search box.
Ouça ao Vivo:

Casos leves não serão atendidos na UPA a partir do dia 15/07, em Patos de Minas

A principal mudança é a implantação de demanda espontânea na parte da manhã (7h às 11h) para casos agudos, ou seja, o paciente não mais precisará agendar consulta

Nesta quinta-feira (04), um novo fluxo foi apresentado durante coletiva de imprensa na sede administrativa. Na ocasião, a secretária de Saúde Ana Carolina Caixeta apresentou dados que justificam a mudança.

A Atenção Primária à Saúde em Patos de Minas terá novo fluxo de atendimento a partir de 15 de julho nas unidades localizadas na área urbana. A principal mudança é a implantação de demanda espontânea na parte da manhã (7h às 11h) para casos agudos, ou seja, o paciente não mais precisará agendar consulta. A medida visa sobretudo facilitar o acesso do usuário a médicos e enfermeiros nas situações que não configuram urgência e emergência, garantindo-lhe a assistência necessária no local mais próximo de sua residência.

Com a nova orientação, a Secretaria Municipal de Saúde espera reflexos positivos também na UPA. Isso porque, ao atender demanda livre, as USF tornam-se referência de fato para os casos triados no pronto atendimento como verde e azul, isto é, que não apresentam risco iminente à vida do paciente.

Atualmente cerca de 80% das assistências mensais na unidade do Peluzzo são de pessoas com sinais e sintomas de menor gravidade. Em junho passado, por exemplo, dos 12.677 atendimentos na UPA, 9.970 poderiam ser resolvidos nas unidades de Saúde da Família. 

Vale destacar que, mediante prescrição, os pacientes recebem na própria USF medicação endovenosa e têm acesso a medicamentos para alívio da dor e a antibióticos, por exemplo. A prefeitura está trabalhando para, muito em breve, ampliar a lista  de fármacos disponibilizados nas unidades.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>