Nesta terça-feira (09/09), a Polícia Militar de Meio Ambiente realizou uma ação na Regão do Baú no município de Lagoa Formosa, durante a Operação Fauna 2025, após receber denúncia anônima sobre a manutenção irregular de aves silvestres em cativeiro e posse de arma de fogo.
Durante a fiscalização, o morador informou possuir apenas dois canários-belgas, que foram apresentados à guarnição. No entanto, ao vistoriar os fundos do quintal, os militares localizaram uma segunda gaiola, onde havia um sabiá-laranjeira mantido em desacordo com a legislação ambiental.
Questionado sobre armas, o homem relatou possuir apenas uma espingarda antiga em sua propriedade rural. A equipe foi até o local e encontrou, no quarto do denunciado, uma espingarda calibre .36. Próximo à arma estavam uma capanga e frascos contendo chumbo, esferas, espoletas e pólvora, usados para recarga de cartuchos.
O autor, de 71 anos, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, junto com a arma, munições e a ave apreendida. Segundo a PM, todos os direitos do suspeito foram devidamente resguardados.












