PM promove Campanha Agosto Lilás no mês da conscientização da violência contra a mulher, em Patos de Minas

As violações podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais

No dia 07 de agosto de 2006, foi sancionada a Campanha Agosto Lilás, e marca o aniversário da Lei Maria da Penha, um marco no enfrentamento à violência contra a mulher. Em Patos de Minas, a Polícia Militar realiza uma operação de conscientização sobre o tema.

Essa campanha tem o principal objetivo, alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.

É preciso estar atento porque há vários tipos de violações contra as mulheres, na maioria das vezes, de forma silenciosa. A sociedade precisa estar em alerta e a qualquer sinal deste crime é preciso que seja denunciado.

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 181, 190 central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial, ou pelo APP Mulher. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais elas estão sujeitas.

Importante frisar, que mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 181 ou 190 e denunciar uma agressão que tenham presenciado.