Patos de Minas, em novembro, passou a ter nova Marca, posicionando-se regionalmente e nacionalmente, de forma estratégica, como um lugar interessante e atraente para se viver e se investir.
A Marca que comunica as principais vertentes de fomento ao desenvolvimento, a liderança, a inovação e a hospitalidade, pode ser percebida através dos projetos como o movimento “Hard Patos”, que busca fortalecer o empreendedorismo, a inovação e a economia criativa. A ideia era promover diversas ações e eventos reforçando Patos de Minas como uma cidade empreendedora e principalmente próspera.
O Hardpatos aconteceu durante a Semana Global de Empreendedorismo (SGE), um movimento mundial que estimula o empreendedorismo e fomenta o desenvolvimento econômico e social, Patos de Minas registrou 513 atividades o que coloca a cidade do Alto Paranaíba na liderança do ranking nacional como o município que mais promoveu ações no período. Em todo o país foram registradas 7.225 ações.
Com 4.877 atividades em Minas Gerais, Patos de Minas foi responsável por 10,5% de todas as ações realizadas no estado, consolidando a cidade como referência regional em empreendedorismo e inovação e a projetando para todo o território nacional.
No ranking das cinco cidades que mais promoveram ações, Patos é seguida por Belo Horizonte (312), Pato Branco (275), Conselheiro Lafaiete (182) e Sertanópolis (174).
Para o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Fernando Dias da Silva, esse número tão expressivo de atividades mostra que a cidade está trilhando com sucesso o caminho da cultura empreendedora.
“Ao longo dos últimos dez anos, com apoio do Sebrae, iniciou-se um movimento de pessoas e entidades, em prol do desenvolvimento e da massificação da cultura empreendedora em Patos de Minas. Além da série de ações no mês de novembro, tivemos o engajamento dos mais diversos setores da sociedade, mostrando que esse movimento será perene e cada vez maior”, destaca.
Capitaneado pelo Sebrae Minas e com a parceria de 42 instituições, foram realizas no município, ao longo de novembro, palestras, oficinas, encontros, feiras, workshops, meetups, entre outros.