O número acumulado de casos de dengue em 2023, deixa Patos de Minas em cenário de alerta, já são 720 casos notificados, sendo que: 181 foram confirmados, 249 foram descartados ou apresentaram resultados inconclusivos e 290 aguardam resultado ou fechamento.
Considerando o número de notificações de dengue em residentes no município, a Vigilância Epidemiológica emitiu alerta para o início de epidemia da doença em Patos de Minas.
Os agentes de endemias estão intensificando as visitas casa a casa, realizando mutirões de recolhimento de inservíveis, blitzes educativas, porém a colaboração de cada cidadão é fundamental para vencer a guerra contra o mosquito.
A eliminação dos criadouros é a medida mais eficaz para combater a dengue, uma vez que 90% deles estão dentro das residências, conforme indica o último LIRAa realizado na cidade.
Quanto ao fumacê, está sendo realizado nos quarteirões onde há casos positivos. É necessário seguir protocolo específico de utilização, pois, se aplicado de maneira aleatória, pode deixar o mosquito resistente ao inseticida.
Confira abaixo os cronogramas do fumacê, em caso de dúvidas entre em contato no 3822-9755.