A Secretaria Municipal de Patos de Minas ampliou, desde esta quarta-feira (16/11), o público para vacinação contra a Covid-19. Observando a tendência de aumento de casos no Brasil e considerando o estoque de vacinas, o município começa a imunizar também adultos com 30 anos ou mais. Quem está nessa ou acima dessa faixa etária pode procurar uma unidade de saúde, nas quais as salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Ana Carolina Magalhães, secretária de Saúde, explica que a população nessa faixa etária pode procurar os postos de saúde para se completar o esquema vacinal, observado o intervalo de três meses, alcançando as quatro doses (inicial e reforços) indicadas como ideal até o momento.
A secretária também detalha que o Município tem lotes dos quatro imunizantes (Pfizer, CoronaVac, Astrazeneca e Janssen) suficientes para vacinar o público abrangido pela ampliação da imunização e ressalta que a Vigilância Sanitária mantém o controle de qualidade de todas elas, observando conservação e validade, por exemplo.
A Secretaria Municipal de Saúde complementa, ainda, que “a marca e a quantidade disponível em estoque não são controladas pelo município, que aplica as vacinas conforme enviadas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo de Minas Gerais”.
Em Patos de Minas, Ana Carolina afirma que é possível observar que o aumento de casos é leve e que a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas segue as recomendações do próprio Ministério da Saúde acerca do uso de máscaras.
“Os uso das máscaras agora não de forma obrigatória, mas recomendável principalmente para a gente chegar no final do ano e não ter grande número de caso de Covid e não poder festejar tranquilamente. […] Locais fechados, com aglomeração, pessoas – principalmente – que estão gripadas”, explica.
Além disso, Ana Carolina esclarece que é possível estar solicitando a testagem em qualquer unidade saúde, mas é necessário observar alguns critérios para evitar falsos negativos, como, por exemplo, pelo menos três dias de sintomas e contato contínuo ou imediato com alguém contaminado.
Confira a entrevista com Ana Carolina Magalhães, secretária municipal de Saúde, na íntegra: