Começa na próxima segunda-feira (9/2) o calendário de pagamento do IPVA 2026 em Minas Gerais. O vencimento da primeira parcela ou da cota única segue até 13 de fevereiro, conforme o final da placa do veículo.
Quem optar pelo pagamento em cota única terá desconto de 3%. Já os contribuintes participantes do programa Bom Pagador que mantiveram o veículo regular em 2024 e 2025 recebem mais 3% de abatimento, podendo chegar a 6% no total. O desconto é automático.
O pagamento parcelado poderá ser feito em três vezes, com vencimentos em março e abril. A expectativa do governo estadual é arrecadar cerca de R$ 12 bilhões com o imposto, considerando uma frota tributável de aproximadamente 8,5 milhões de veículos.
O IPVA e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) podem ser pagos via Pix, internet banking, DAE ou diretamente nos bancos credenciados. Para gerar o QR Code do Pix ou emitir o documento, o contribuinte deve acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda. No Pix, o favorecido deve ser exclusivamente o Estado de Minas Gerais.
O atraso no pagamento do IPVA gera multa diária de 0,3% até o 30º dia e de 20% após esse prazo, além de juros. No caso da TRLAV, a multa varia de acordo com o período de atraso, podendo chegar a 12%, também com acréscimo de juros.
Mais de 3,3 milhões de veículos com 20 anos ou mais de fabricação estão isentos do IPVA em 2026. A isenção é automática, mas esses veículos continuam obrigados a pagar a taxa de licenciamento.
Uma força-tarefa estadual atua no combate a fraudes relacionadas ao IPVA. Somente em 2025, a Secretaria de Fazenda recebeu cerca de 2,6 mil denúncias de golpes envolvendo o imposto.








