Por volta das 07h desta segunda-feira (13/02), uma guarnição de salvamento do Corpo de Bombeiros foi empenhada para realizar a captura de um animal silvestre no perímetro urbano de Patos de Minas.
Ao chegarem no local informado pelos solicitantes, os bombeiros depararam com um ouriço-cacheiro que estava no 4º andar de um prédio localizado no bairro Laranjeira.
Após o procedimento de captura, o animal que estava saudável, foi remanejado e solto em seu habitat natural.
Ouriço-cacheiro
Mesmo que o Continente Americano não seja o habitat do ouriço, entre as 16 espécies, o ouriço-cacheiro pode ser facilmente encontrado no Brasil. Uma vez que o animal adora lugares úmidos, como as Florestas da América do Sul.
Uma das características do ouriço é o costume de permanecer em formato de bola quando está dormindo. Isso porque ele se camufla nas folhagens no chão.
Em geral, a expectativa de vida do ouriço é de sete a dez anos, mas isso se deve, principalmente, à vulnerabilidade no período de hibernação.
Inclusive, quando está acordado, o ouriço é muito vulnerável aos predadores, como furões, lobos, corujas, já que a agilidade não é um ponto forte da espécie.
Com informações: Blog Petz