Em Carmo do Paranaíba, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Caminhos Seguros, resgatando uma adolescente, de 16 anos, que trabalhava em uma casa de prostituição. Uma mulher, de 27 anos, proprietária do estabelecimento, foi presa em flagrante por favorecer prostituição infantil.
A prisão decorreu de visita da equipe policial em locais conhecidos como casas de prostituição. Em um dos locais, a jovem confirmou à polícia que fazia programas sexuais desde os 15 anos.
O Conselho Tutelar foi acionado imediatamente para oferecer apoio à menor. E, após ser autuada em flagrante na delegacia, a mulher foi encaminhada ao sistema prisional.
Monte Carmelo
Já em Monte Carmelo, uma operação na cidade resultou no desmantelamento de uma casa de prostituição que abrigava adolescentes em situação de exploração sexual e prendeu a responsável pelo local. Uma jovem, de 17 anos, foi resgatada durante a ação policial e encaminhada ao Conselho Tutelar.
Após resgatar a adolescente, a equipe policial a encaminhou ao Conselho Tutelar de Monte Carmelo. O Conselho ficará responsável por prestar apoio psicológico, social e jurídico necessário à vítima, assegurando seus direitos e auxiliando na sua reintegração à sociedade. A responsável pela casa de prostituição foi presa.
O crime de favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável é considerado crime hediondo, conforme prevê o art. 1°, VIII, da Lei 8.072/90, com pena de reclusão de quatro a dez anos.