Operação busca desmantelar organização criminosa envolvida com “Tribunal do Crime”, em Lagoa Formosa

O grupo criminoso estaria envolvido no homicídio de Gustavo Luiz Brito da Costa

Na manhã desta terça-feira (11/07), a Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou a operação Choque de Ordem, no município de Lagoa Formosa. Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão. De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a operação teve como objetivo desmantelar uma organização criminosa, voltada para prática dos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico.

Conforme apurado pela PC, os suspeitos aliciaram vários comparsas para auxilia-los na venda e distribuição de drogas e na prática dos mais variados delitos, como furtos – para que os indivíduos pudessem trocar os objetos subtraídos por entorpecentes – e extorsão mediante sequestro dos usuários que ficavam devendo drogas aos traficantes.

Ainda segundo a Polícia Civil, os familiares dos usuários também passaram a sofrer extorsão para pagar as dívidas com os traficantes e, para mostrar que estavam dispostos a cumprir as ameaças, a organização criminosa incendiou alguns veículos das vítimas.

O grupo criminoso também planejou e executou crimes de homicídio de integrantes de facção de grupos rivais. Como o assassinato de Gustavo Luiz Brito da Costa, de 25 anos, ocorrido em 08 de junho de 2023, supostamente vítima do “Tribunal do Crime”.

“Com o desmantelamento da organização criminosa a PCMG espera restabelecer a paz e a ordem pública em Lagoa Formosa, a fim de que a população de bem que encontra-se em pânico e assustada possa voltar a ter tranquilidade”, comunicou a Polícia Civil.

A ação foi conduzida pela Delegacia de Polícia Civil de Lagoa Formosa e contou com o apoio de Policiais Civis lotados no 10º Departamento – oriundos das cidades de Patos de Minas, Presidente Olegário, Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, São Gotardo e Patrocínio -, além policiais civis do 5º Departamento de Uberaba, policiais do Core, Aeronave Carcará e Canil.

Entrevista Coletiva