Sem manutenções significativas, buracos e transtorno para os mineiros. Este é o cenário que viajantes, que passam por diversas rodovias no Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, enfrentam em seu itinerário. A recuperação de vias – como MG-428, MG-464 e MG-190 – que foram tema de um abaixo-assinado por cidadãos do Alto Paranaíba solicitando ‘urgente reparo e recapeamento’ pode estar bem perto de sair do papel.
Por meio do programa Provias, que prevê um pacote de obras rodoviárias, estão sendo feitos reparos de pavimento, sinalização, drenagem, entre outras medidas em todo o estado.
A Comissão Permanente de Licitação verificou a documentação, em 06 de junho, para a recuperação da MG-428, no trecho de 107 quilômetros que vai do entroncamento da BR-262, em Araxá, até a divisa entre Minas Gerais e São Paulo.
Na mesma data, foram abertos os envelopes relativos à licitação dos 29 quilômetros da MG-190, no trecho entre os entroncamentos da BR-262 e da MG-464, próximo ao município de Sacramento.
Já em 07 de junho, foram analisados os documentos referentes à obra no trecho de 51 quilômetros da MG-464, entre o entroncamento da BR-050 e a AMG-2520. Os licitantes habilitados no processo foram divulgados nesta semana. Juntos, os editais somam mais de R$ 66,1 milhões em investimentos.
Três etapas estão previstas para a recuperação funcional dos trechos das estradas. Primeiro, o pavimento será corrigido e nivelado com uma nova camada de asfalto, entre outros ajustes profundos. Depois, será aplicada uma camada superior de revestimento asfáltico, com melhoria nas condições de direção. A última etapa prevê a finalização de pintura horizontal, revisão de sinalização vertical e restabelecimento dos dispositivos de drenagem.
Por: Morgana Martins / Fonte: Agência Minas