Nesta quarta-feira (29), por volta das 12h32min, a Polícia Militar recebeu uma denúncia via 190 informando sobre um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um veículo na Alameda dos Mognos, Bairro Morada Nova, em Patrocínio.
A equipe policial se deslocou imediatamente até o local e constatou que o condutor da motocicleta havia sido socorrido pela equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e encaminhado à Santa Casa de Patrocínio. De acordo com os envolvidos, os veículos foram retirados da via para facilitar o socorro à vítima e desobstruir o trânsito.
No local, a condutora do veículo VW/Pólo, de 39 anos, relatou que havia estacionado seu carro na Alameda dos Mognos, e ao desembarcar, não percebeu a aproximação do motociclista, que transitava pela rua no sentido do Bairro Enéias Ferreira de Aguiar. A condutora abriu a porta do carro e o motociclista chocou contra referida porta. O impacto entre a motocicleta, que estava equipada com um sidecar, e o veículo VW/Pólo, fez com que a moto fosse arremessada contra um veículo Jeep/Compass, que estava estacionado na via. O condutor da moto caiu ao solo e ficou preso sob a motocicleta.
Com a ajuda do condutor do Jeep, o veículo foi retirado de cima da vítima. Imediatamente, a condutora do VW/Pólo acionou o SAMU e iniciou os primeiros socorros, realizando massagem cardíaca respiratória até a chegada da equipe de emergência. O motociclista foi então levado para a Santa Casa de Patrocínio, aonde, apesar das tentativas de reanimação, veio a óbito. O médico responsável relatou que o paciente inicialmente apresentou sinais de vida, mas sofreu nova parada cardíaca, não respondendo às manobras de reanimação e falecendo em seguida.
A perícia técnica foi acionada e compareceu ao local para a realização dos procedimentos de praxe, liberando os veículos após os trabalhos. A condutora do veículo VW/Pólo foi submetida ao teste de etilômetro, que apontou a ausência de álcool no organismo (0,00 mg/l).
Familiares da vítima, homem de 62 anos, foram informados sobre o ocorrido, tomando as providências necessárias.
Uma dica importante para evitar acidentes como o descrito acima, é sempre verificar os retrovisores e os pontos cegos ao sair ou estacionar em vias públicas. Antes de abrir a porta ou sair de um estacionamento, é essencial garantir que não haja veículos, pedestres ou ciclistas próximos, especialmente em áreas de tráfego intenso. Além disso, é fundamental que os motociclistas mantenham uma distância segura dos veículos estacionados, pois isso pode reduzir o risco de colisões quando os motoristas não conseguem ver as motos imediatamente. A atenção redobrada de ambos os lados contribui para a segurança de todos no trânsito.
Foto e fonte: Agência Local de Comunicação Organizacional do 46º BPM