Moradores reclamam de mato alto em lotes de rua do bairro Caiçaras e pedem providências; prefeitura explica como solicitar ações

Eles também pedem a instalação de quebra-molas devido à alta velocidade dos veículos na via

Moradores da rua Capitão Américo Santana, bairro Caiçaras, entraram em contato com a reportagem do Sistema Clube para falar sobre o mato alto em diversos lotes localizados naquela rua. Os residentes cobram que a prefeitura notifique os proprietários dos lotes para que a situação no local seja definitivamente resolvida.

Durante entrevista concedida à reportagem, os moradores – que preferiram não se identificar – também reivindicaram a instalação de quebra molas na referida rua para diminuir a velocidade dos carros que transitam nas imediações, principalmente durante a madrugada.

Recentemente, a administração municipal informou que mais de 1.080 notificações para limpeza de lotes vagos já foram feitas em 2023. Somente nos bairros Laranjeiras, Caramuru e Cerrado, de acordo com o comunicado, são 130 áreas notificadas.

O departamento de jornalismo do portal Clube Notícia entrou em contato com a prefeitura de Patos de Minas, para buscar informações em relação as reclamações feitas pelos moradores da rua Capitão Américo Santana, no bairro Caiçaras.

A prefeitura de Patos de Minas solicitou protocolo da denúncia por parte dos moradores para que verificar qual posição foi tomada pelos fiscais, número este que os moradores preferiram não fornecer ao departamento de jornalismo.

Quanto ao quebra-molas, a administração municipal respondeu que o pedido também deve ser formalizado nos canais oficiais, uma vez que toda demanda de trânsito é avaliada, já que nem todo local é apto a receber lombadas.

Como formalizar reclamações desta natureza?

Os canais oficiais disponibilizados para a população formalizar reclamações, solicitações de serviços e denúncias envolvendo os serviços públicos são: App Conecta Patos; Ouvidoria pelo telefone 3822-9115, das 12h às 18h, ou pelo e-mail ouvidoriamunicipio@patosdeminas.mg.gov.br.

No caso de reclamações relacionadas a lotes sujos, o reclamante deve apresentar endereço completo do lote a ser vistoriado e breve descrição da situação.

No App Conecta Patos, qualquer denúncia pode ser feita anonimamente a partir do ícone da Ouvidoria, onde é dada a opção de identificar-se ou não.

Depois que a reclamação são formalizadas nestes canais oficiais, o chamado é enviado ao setor responsável, que agenda a vistoria considerando as demandas já cadastradas.

Após receber a notificação, o proprietário do lote tem oito dias para fazer a limpeza, caso contrário fica sujeito à multa.