Ciência no bar: UFU promove evento internacional de divulgação científica em Patos de Minas

Pint of Science acontece pela primeira vez em Patos de Minas
Imagem: divulgação redes sociais UFU

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza, na próxima semana, o evento de divulgação científica “Pint Of Science“. Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, das 19h às 21h, bares de Patos de Minas recebem pesquisadores da UFU para falar sobre diversos assuntos dentro das área da ciência.

O evento é uma iniciativa internacional e, este ano, acontece pela primeira vez em Patos de Minas. Em entrevista ao departamento de jornalismo do Sistema Clube, Marcos Gomes, que é professor do Instituto de Química e organizador do Pint na cidade, explica que o intuito do festival é difundir a ciência para além dos muros das universidade de forma compreensível e em lugares informais.

Confira a programação completa:

O que é o Pint of Science

Atualmente o Pint of Science é o maior festival de divulgação científica do mundo. A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

Essa experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas. Assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science. Desde então, a proposta cresceu. Em 2019, milhares de pesquisadores em 400 cidades de 24 países compartilharam e discutiram suas descobertas com pessoas em pubs, bares, restaurantes e até mesmo cafeterias.

Esse evento tem, então, a finalidade de dialogar sobre ciência de maneira mais simples e acessível a qualquer cidadão em um local informal, como o bar. Isso faz com a sociedade civil se aproxime mais dos trabalhos científicos que são desenvolvidos nas universidades, por exemplo, de uma maneira mais leve e didática, convidando a população para o universo da ciência.

Essa aproximação e divulgação para sociedade civil é de suma importância tanto para a expansão das informações quanto para a troca junto à comunidade científica, além de aumentar o interesse das pessoas pela pesquisa e pelas universidades.