Ouça ao Vivo:

Modernização no tratamento de esgoto: Patos de Minas está entre as cidades beneficiadas

Neste ano, a empresa aportou R$ 1 milhão para comprar e instalar modernos aparelhos em 22 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de 17 municípios no Pontal, Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado

A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada quando o assunto é o saneamento e, por isso, a Copasa está investindo nessa estratégia para a melhoria constante da prestação dos serviços. Neste ano, a empresa aportou R$ 1 milhão para comprar e instalar modernos aparelhos em 22 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de 17 municípios no Pontal, Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado.

Os aparelhos, chamados de amostradores automáticos, serão instalados em pontos estratégicos da unidade. Dessa forma, eles serão capazes de coletar amostras antes e após o tratamento, sendo reforços para a análise da qualidade do efluente tratado.

O supervisor de tratamento de esgoto da Copasa Elton Dornelas explicou o funcionamento dos acessórios de alta precisão. “A tecnologia fará alíquotas a cada 20 minutos e de forma proporcional à vazão de chegada até que se complete o período amostral, que pode chegar a 24 horas. Os aparelhos possuem baterias para sucção e compartimento para adição de gelo, mantendo as amostras preservadas mesmo em situações em que falte energia elétrica. As atividades, que antes eram feitas pelos colaboradores, agora são automatizadas”.

Os equipamentos ainda contribuem para otimizar a operação. “Essa inovação nos permite direcionar nossas equipes para outras atividades, dando ainda mais celeridade às intervenções da operação”, pontuou Renato Carvalho, gerente de tratamento de esgoto Centro-Oeste.

Serão distribuídos 44 amostradores entre as ETEs de Araxá; Campina Verde; Carmo do Paranaíba; Carneirinho e seus distritos de Estrela da Barra, Fátima do Pontal e São Sebastião do Pontal; Centralina; Conquista; Fronteira; Guarda-Mor; Iturama; João Pinheiro e sua localidade de Luizlândia do Oeste; Limeira do Oeste; Patos de Minas e sua comunidade de Pilar; São Gonçalo do Abaeté; São Gotardo e seu distrito de Guarda dos Ferreiros; União de Minas e Vazante.

Não é a primeira vez que esse tipo de tecnologia é implantada nas ETEs da Copasa. No ano passado, as unidades de Araxá, Frutal, Paracatu e Patos de Minas também foram contempladas com o equipamento e, dados os benefícios, a novidade foi difundida.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>