Ouça ao Vivo:
Pesquisar
Close this search box.
Ouça ao Vivo:

Minas Gerais é o 4º Estado com mais furto ou roubo de cabos de telecomunicações

No total, foram 505.541 metros levados em ações criminosas, segundo o balanço da Conexis Brasil Digital.

Minas Gerais é o quarto Estado que mais sofreu com o furto e roubo de cabos de telecomunicação em 2023. No total, foram 505.541 metros levados em ações criminosas — redução de 19% em relação a 2022 —, segundo a Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas do setor. O volume de cabos subtraídos em todo o país teve aumento de 15% — passando de 4,7 milhões de metros para 5,4 milhões. Os impactos são em diversas áreas e afetam diretamente os usuários.

Mesmo estando entre os cinco Estados com mais furtos de cabos de telecomunicação no país, a redução na prática criminosa em Minas Gerais se dá, segundo Aluízio Weber, coordenador de infraestrutura da Conexis Brasil Digital, à articulação realizada com o poder público. “Minas, Paraná e Rio de Janeiro vêm apresentando quedas e atribuímos isso ao trabalho das operadoras e da Conexis junto com as secretarias de segurança. Formamos grupos de trabalho que tem atuado diretamente nesta questão”.

Além da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG), o grupo de trabalho encabeçado pela Conexis atua com as polícias Militar e Civil. “Fazemos levantamento de dados georreferenciados e identificamos as localidades com maior quantidade de furtos e repassamos para a área de inteligência para que sejam traçadas a melhor estratégia de combate ao crime”.  

Veja a relação dos cinco Estados com mais cabos de telecomunicação furtados/roubados em metros:

São Paulo – 1.450 milhão – alta de 40%

Paraná – 955 mil – queda de 6%

Bahia – 635.757 mil – alta de 166% 

Minas Gerais – 505.541 mil – queda de 19%

Rio Grande do Sul – 368.769 mil – alta de 20%

Punição 

Aluízio Weber destaca que para combater o crime de furto de cabos de telecomunicação é preciso a aprovação de projetos de lei que aumentem as penas. Logo, se faz necessária uma ação coordenada entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em todos os níveis — federal, estadual e municipal. “Buscamos leis que tipificam, de forma mais adequada, o roubo e furto. Além de legislações que coíbam a receptação do material”, pondera.  Muitos dos cabos furtados tem como principal atrativo o cobre, visto o valor praticado no mercado.

Fonte e foto: otempo

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>