O Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, já faz parte do calendário de ações da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
Neste período, as quatro maternidades da fundação (Odete Valadares e Hospital Júlia Kubitschek, em Belo Horizonte; Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora; e Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas) intensificam as atividades relacionadas às boas práticas de incentivo à amamentação, alimentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê – e se estendendo até os 2 anos ou mais de idade, assim como a orientação sobre hábitos saudáveis e de nutrição adequada nessa fase.
A Fhemig também promove, de até 7 de agosto, a 32ª Semana Mundial do Aleitamento Materno (Smam) 2023, com slogam “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. O tema aborda a licença remunerada e busca estimular o apoio nos locais de trabalho para facilitar que as funcionárias amamentem.
As maternidades da Rede Fhemig são reconhecidas pelas ações pró-amamentação, possuem Comitês de Aleitamento Materno e disponibilizam alojamentos com equipes multidisciplinares, que auxiliam os pais nas dúvidas, medos e tabus em relação ao aleitamento materno, além de instruírem no manejo correto para amamentar e ministrarem cursos para mães que voltarão a trabalhar.
Rio Paranaíba continua subindo e chega a 9,33 metros acima do nível normal
Na tarde de ontem, segunda-feira (09/01), a elevação estava em 9,27m