A Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de furto no cruzamento da Rua Major Gote com a Avenida Brasil, em Patos de Minas. No local, os militares se depararam com uma bicicleta presa a uma placa de sinalização, sem a roda dianteira.
Segundo a denúncia, o autor seria um indivíduo magro. Ainda conforme o relato, após diversas tentativas de romper o cadeado que prendia a bicicleta — marca QGK, de cor preta —, o suspeito conseguiu remover a roda dianteira do veículo e fugiu em direção à Rua Dona Luiza.
De posse das informações, os militares, que já realizavam rastreamento, localizaram o suspeito, de 21 anos, fugindo nas proximidades da Rua Rui Barbosa com a Rua Dona Luiza.
Durante a abordagem, o autor não acatou as ordens para soltar a roda da bicicleta e posicionar-se para a busca pessoal. Ele demonstrou resistência e caminhou de forma ameaçadora na direção de um dos militares. Diante da situação, foi necessário o uso de técnicas policiais de controle de contato, durante a intervenção, um dos policiais sofreu uma lesão.
Na busca pessoal, foi encontrado no bolso direito da bermuda do autor um frasco plástico contendo duas pedras de substância análoga ao crack, com características visuais e odor compatíveis com a droga.
O autor foi preso e conduzido, ileso, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, após recusar atendimento médico.