A Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima informando que, na Rua Formiga, no Bairro Rosário, em Patos de Minas, havia pés de maconha visíveis em um prédio.
Os militares foram até o local e confirmaram a veracidade das informações. Testemunhas relataram que a residência era frequentada por usuários de drogas e que o morador do apartamento estaria comercializando entorpecentes.
Diante das informações, os policiais chamaram no portão do apartamento, localizado na Travessa Cândido Portinari, sendo recebidos por uma jovem de 24 anos e sua companheira. Ao ser questionada, a jovem confirmou a existência de dois pés de maconha em sua sacada, alegando que isso não configurava crime. Ela autorizou a entrada dos militares para averiguação, afirmando que não havia mais drogas no local, mas informou que precisaria subir até seu quarto para pegar a chave e abrir o portão.
No momento em que subiu para o quarto, acompanhada de sua companheira, o setor de inteligência, que monitorava a Rua Formiga, flagrou a jovem desfazendo-se das plantas e jogando os pés de maconha pela janela. Além disso, os policiais observaram quando ela arremessou um tablete de maconha, embalado em um invólucro azul, no meio da rua.
Em conversa com os militares, a companheira da jovem confirmou que havia pés de maconha plantados na residência, mas que foram jogados fora pela janela assim que a polícia bateu à porta e as duas subiram para pegar as chaves.
Com a autorização da jovem, a guarnição entrou no apartamento e realizou buscas. Durante as diligências, foi encontrada uma bucha de maconha. Os militares que estavam na Rua Formiga recolheram a droga, assim como as folhas e galhos espalhados pela via pública.
No bolso da jovem, os policiais encontraram a chave de seu veículo, onde foram localizadas uma porção de maconha prensada, outra bucha de maconha e uma pequena quantidade da substância embalada em papel.
Diante dos fatos, a jovem foi presa pelo crime de tráfico de drogas, juntamente com o material apreendido.