Nesta terça-feira (20/09), o patense especialista em marketing político, José Mauro Versiani, participou do programa Radar, comandado por Bernardo Franco, para falar sobre o atual cenário político em Patos de Minas, Minas Gerais e no Brasil. E também sobre o “Movimento PRÓ Patos”, que busca conscientizar a população patense sobre importância de apoiar candidatos da cidade.
Em um primeiro momento, o convidado falou sobre o desânimo e a descrença da população em relação ao cenário político atual. José Mauro destacou que as pessoas precisam entender que a política está presente em tudo.
“Quando nós falamos sobre campanha para presidente, o que vemos é ataque de uma seita contra a outra. Porque o Bolsonaro também construiu uma seita, o PT já tinha uma outra seita. E é isso que nós estamos vendo, ninguém fala em proposta, então é um quadro preocupante e desanimador.”
Outro assunto em destaque no programa foi a relação da mídia com o cenário eleitoral. José Mauro foi enfático em dizer que “infelizmente existe certa interferência” de alguns grupos nacionais de comunicação em relação à formação de opinião da população. A confiabilidade das pesquisas eleitorais e a mudança dos cenários, considerando as metodologias utilizadas nas pesquisas também estiveram em discussão no Programa Radar.
“Eu sou daqueles que acreditam em pesquisa, mas pesquisa séria. O que que acontece? Quando você entra numa campanha, por exemplo, hoje pesquisa serve para controle interno, para avaliações internas. Infelizmente, sabemos que existe, sim, institutos muito tendenciosos”, avaliou o especialista em Marketing Político.
Membro do Movimento PRÓ Patos, José Mauro Versiani destacou a importância da representatividade política de Patos de Minas. Reforçando a necessidade de eleger pessoas da cidade tanto para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais quanto para Câmara Federal, uma vez que, nas eleições de 2018, mais de 400 candidatos a Deputado Federal tiveram votos na Capital Nacional do Milho.
Afirmando que esse trabalho precisa ser pensado e executado com o tempo, o patense fez uma provação:
“Cadê os clube de serviço? Cadê a Maçonaria? Cadê os Rotarys? Cadê a Associação Comercial? Cadê o Sindicato Rural? Cadê a OAB? Cadê os grupos todos pra sentar e falar ‘vamos ter inteligência, vamos olhar para Patos e não cada um pro seu umbigo. Vamos falar da seguinte maneira. Vamos fazer uma pré-eleição aqui em Patos de Minas'”, provocou o publicitário patense.
José Mauro afirmou que é necessário que os votos de eleitores patenses sejam distribuídos para candidatos de Patos de Minas, podendo, sim, eleger dois representantes da cidade para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e um representante Capital do Milho na Câmara dos Deputados.
O especialista também questionou o motivo do prefeito estar apoiando um candidato de Araguari para Deputado Federal e não um dos candidatos de Patos de Minas que buscam uma vaga na Câmara dos Deputados.
“Ele trouxe investimentos para Patos de Minas e tal, mas é muito pequeno, olha o que ele levou para Araguari, o que que ele trouxe para Patos é migalha”, exemplificou José Mauro Versiani
Confira a entrevista com José Mauro Versiani na íntegra: