Ouça ao Vivo:

INSS antecipa 13º salário: veja quem recebe a primeira parcela a partir de 24 de abril

Os primeiros a receberem, na quinta-feira depois do feriado de Páscoa – 24 de abril -, são o quem têm o 1 como o último número do cartão

Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já se preparam para receber o 13º salário, que será dividido em duas parcelas. A primeira começa a cair na conta no próximo dia 24 de abril, se estendendo até 8 de maio. A segunda será paga entre 26 de maio e 6 de junho.

Os depósitos seguirão o calendário oficial do INSS, levando em conta o número final do cartão do beneficiário, sem considerar o dígito verificador após o traço.

Ou seja: os primeiros a receberem, na quinta-feira depois do feriado de Páscoa – 24 de abril -, são o quem têm o 1 como o último número do cartão.

Confira as datas da 1ª parcela:

Fonte: INSS

 

Confira as datas da 2ª parcela:

Segundo o INSS, os segurados que recebem até um salário mínimo terão prioridade no pagamento. Em seguida, será feito o depósito para aqueles que ganham acima do mínimo, até o teto do instituto.

O pagamento do 13º dos aposentados foi antecipado neste ano e deve injetar R$ 73,3 bilhões na economia, segundo dados do Ministério da Previdência Social.

Entenda

  • O 13º do INSS é pago em duas parcelas, assim como a gratificação natalina sobre os salários de quem está na ativa no mercado de trabalho. Por lei, a primeira parcela pode ser paga até o fim de novembro, e a segunda, até 20 de dezembro.
  • Geralmente, o 13º do INSS é pago no segundo semestre de cada ano.
  • No entanto, nos últimos anos, os governos Bolsonaro e Lula anteciparam o benefício, com o objetivo de estimular a economia. Isso porque o adiantamento movimenta o setor de comércio e serviços e não prejudica o caixa do governo, visto que o pagamento já é previsto para o exercício financeiro.
  • Em 2022 e 2023, o benefício foi pago entre maio e junho. Já em 2024, o pagamento ocorreu entre abril e maio.

Público-alvo

O 13º salário é destinado a segurados que recebem benefícios previdenciários do INSS. Isso inclui aposentados por idade, tempo de contribuição ou invalidez, pensionistas por morte e beneficiários de subsídios como auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

O benefício é usualmente pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro. A antecipação do benefício alcança todos os estados brasileiros e representa uma injeção significativa de recursos nos mercados locais.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>