Inscrições para o 20° Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2023 estão abertas

Interessados devem se inscrever até 06 de setembro

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2023. A participação é gratuita. Podem se inscrever produtores dos municípios mineiros, com amostras de café arábica, tipo 2 para melhor (máximo quatro defeitos), colhidas neste ano. Interessados devem se inscrever até 06 de setembro.

Os cafés concorrentes também devem ser passados na peneira 16 (ou acima), com vazamento máximo de 5% e umidade entre 10% e 12%. A lavoura de origem da amostra deve ser georreferenciada.

O objetivo do evento é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cafeicultor e da sociedade mineira, através da agregação de valor, da promoção ao consumo cafés de qualidade, gerando renda e prosperidade por meio da produção sustentável.

Cada cafeicultor poderá participar do Concurso, inscrevendo-se em apenas uma das categorias, com uma amostra representativa do seu lote, sendo as categorias:

·     Categoria Natural;

·    Categoria Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.

Somente serão aceitas no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais amostras de grãos da espécie Coffea arabica L., colhidos no ano de 2023, tipo 2 (máximo 4 defeitos), de acordo com a Classificação Oficial Brasileira de café.

As amostras deverão ser passadas nas peneiras 16 e acima, com vazamento máximo de 5% e umidade entre 10% e 12%.

Cada amostra da primeira etapa deve conter no mínimo 2,0 kg de café beneficiado, representando fielmente o lote inscrito de 05 sacas de 60,5 Kg.

Os interessado devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da Emater ou pela plataforma de eventos Sympla, demonstrando o conhecimento e a concordância com o Regulamento do Concurso.

As inscrições encerram-se no dia 06 de setembro de 2023 e as amostras devem ser entregues nos escritórios locais da Emater-MG.