Ouça ao Vivo:

INEP define nova regra que muda como estudantes de Medicina serão avaliados

A medida entra em vigor no dia 1º de agosto de 2025.

Diário Oficial da União trouxe uma novidade importante para os cursos de Medicina no país. A Portaria nº 478/2025, publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estabelece oficialmente a Matriz de Referência Comum para a Avaliação da Formação Médica.

Segundo o texto, a matriz será usada para padronizar a avaliação dos estudantes de Medicina em exames de competência aplicados nacionalmente, como parte das ações voltadas à garantia da qualidade da formação médica. O modelo também busca alinhar os conteúdos com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

A matriz inclui conteúdos e habilidades em áreas como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Saúde Coletiva e Medicina da Família e Comunidade.

Além dos conhecimentos técnicos, a avaliação também irá medir valores éticos, atitudes humanizadas, compromisso com o SUS e competências como:

  • Diagnóstico e plano terapêutico baseados em evidências;
  • Comunicação clara e empática com pacientes e equipe;
  • Respeito à diversidade e aos direitos humanos no cuidado;
  • Trabalho em equipe e atuação interprofissional;
  • Utilização de tecnologias com pensamento crítico;
  • Registro clínico adequado e emissão de documentos médicos.

De acordo com o Inep, a nova matriz busca assegurar critérios isonômicos para os estudantes de todo o Brasil, além de reforçar o papel das avaliações como instrumento de melhoria da educação médica e das políticas públicas de saúde.

A medida entra em vigor no dia 1º de agosto de 2025.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>