Inauguração de novo bloco da Santa Casa de Misericórdia representa aumento de leitos e do centro cirúrgico

Com a estrutura ampliada, a Santa Casa também passa a realizar cirurgias ortopédicas de média complexidade e urológicas.

A soma de esforços para ampliar a Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, maior hospital público da região, resulta em mais uma conquista para a população: a conclusão do novo bloco da unidade com aproximadamente 8 mil metros quadrados, distribuídos em três pisos e subsolo. Um dos principais ganhos é a disponibilização imediata de 50 leitos clínicos e a ampliação do bloco cirúrgico, inclusive contendo sala com banheira para partos naturais.

A inauguração do novo espaço acontece nessa sexta-feira (24/5), dia em que o município completa 132 anos. O evento contou com a presença do prefeito, Luís Eduardo Falcão, do presidente da Fundação Educacional de Patos de Minas (Fepam), Paulo Hartmann, do presidente da Associação, Doutor Paulo Borges (mantenedora da Santa Casa), Marco Antônio Nasser de Carvalho, e por outras autoridades.

A construção do novo bloco (integrado ao Complexo de Saúde do Unipam) foi custeado pela Fepam, que, por comodato, cede os espaços para funcionamento da Santa Casa de Misericórdia. Segundo a fundação, o investimento nessa obra foi de aproximadamente R$ 40 milhões. Com a área recém-construída, o hospital dobra a sua capacidade de leitos e ganha condições de realizar procedimentos até então indisponíveis na cidade.
  Por parte do município, esse investimento ultrapassa R$ 2,5 milhões por mês. Já para aquisição de equipamentos, predominam verbas do Governo estadual, da Câmara Municipal e de emendas parlamentares, assim como de doações da comunidade.

Melhorias

A partir de agora, a capacidade de leitos da Santa Casa passa de 105 para 210. Desse aumento, 50 são clínicos e começam a funcionar de imediato, enquanto os demais serão abertos gradativamente. Além disso, a finalização do novo espaço possibilitou instalar o setor de hemodinâmica e triplicar o bloco cirúrgico do hospital: são seis salas para cirurgia geral e três salas de pré-parto e puerpério (sendo uma com banheira e uma para procedimento cirúrgico).

Confira a Reportagem da Rádio Clube 98: