Após sofrer diversos ataques e depredações, o monumento ao homem do campo, ou Homem do Balaio como ficou conhecido esta sendo mais uma vez restaurado. O monumento foi retirado de onde ficava em setembro de 2022, depois de ser vandalizado em agosto onde teve o braço arrancado por pessoa ainda não identificada.
O trabalho de restauração esta sendo feito pelo artista plástico patense Zelíto, que atualmente mora na cidade de Uberaba. Em entrevista ao jornalismo da Rádio Clube98, ele disse que a previsão de entrega da restauração será no dia 10 de maio, e que a entrega oficial a comunidade será no dia 21 de maio. O monumento terá um aumento no pedestal para impedir que vândalos venham o danificar novamente a estátua.
O arquiteto da Prefeitura de Patos de Minas Alex Borges disse que o “herói anônimo” mais conhecido como “Homem do Balaio” , Homem do Campo” da avenida Getúlio Vargas, esta sendo restaurado depois de ter sido vandalizado. A ideia é devolver o monumento a comunidade com mais proteção e medidas de segurança, fazendo uma gestão junto a todos os condomínios próximos, instalando mais câmeras para que possam monitorar e ter condições de apurar eventuais danos ao patrimônio público.
O homem do balaio foi inaugurado em 24 de maio de 1961 durante a 3ª festa do Milho, localizado em uma das principais avenidas da cidade, foi confeccionado pelo artista espanhol Antônio Dias Lopez em 1998 e tombado pelo Patrimônio Histórico do Municipal.