Bombeiro do 12º BBM relata sua experiência em missão humanitária de combate aos incêndios no Canadá

O Tenente Coronel Thiago Lacerda chefiou a equipe de bombeiros militares brasileiros na missão

Nesta quinta-feira (28/09), a atuação dos bombeiros brasileiros no combate a incêndios florestais no Canadá foi o tema de destaque no DEBATE 98. O programa contou com a presença do Comandante do 12º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Thiago Lacerda Duarte. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso e recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

Tenente Coronel Thiago Lacerda Duarte, que chefiou uma missão humanitária de bombeiros militares brasileiros de combate a incêndios florestais no Canadá, relatou como foi sua experiência na ocasião. Segundo Thiago, ele recebeu com surpresa o pedido de ajuda.

“Quando veio esse pedido de incêndio florestal, a surpresa veio por essa possibilidade de uma delegação brasileira como um todo e também pelo fato de ser um país norte-americano. Não é muito comum a gente receber pedido de ajuda de países mais ricos, mais desenvolvidos”, destacou.

O Comandante do 12º BBM também falou sobre a diferença no combate a incêndios no Brasil e no Canadá, o que se deve, dentre outros fatores, ao tipo de vegetação. Ele contou ainda que a maioria das delegações, como a brasileira, não foi colocada na linha de frente, ficando na retaguarda. Em dada ocasião, foi necessário evacuar uma base, pois o fogo estava muito perto dela.

A atuação da corporação em Brumadinho, mais informações sobre o avanço dos incêndios no Canadá, a emissão de alertas precoces, a onda de calor e dicas de segurança para evitar afogamentos nesse período, incêndios urbanos, entre outros assuntos também estiveram em pauta no programa desta quinta-feira (28/09).

Confira o DEBATE 98 na íntegra: