Hemonúcleo de Patos de Minas celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue nesta terça-feira (14/6)

A data é uma oportunidade para agradecer aos doadores voluntários pelo ato que preserva vidas no mundo inteiro.

Criado por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, o Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta terça-feira (14/6) e é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos. A data também é oportunidade para agradecer aos doadores voluntários pelo ato que preserva vidas no mundo inteiro.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Lagoa Formosa e com o Rotary, o Hemonúcleo de Patos de Minas recebeu na manhã desta terça-feira uma caravana de doadores da cidade vizinha, na oportunidade também estão sendo distribuídas camisetas alusivas ao Dia Mundial do Doador de Sangue.

Como fazer a doação

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto, filiação e assinatura.

Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue:

A Fundação Hemominas adota como critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue aqueles estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgãos responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, a Hemominas observa outros critérios, fundamentados em literatura nacional e internacional, visando à proteção e segurança de doadores e receptores.

Neste sentido, cabe esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Algumas situações, pela sua natureza mais delicada, somente podem ser discutidas com o profissional responsável pela triagem do candidato à doação. O candidato é entrevistado por um profissional de saúde, que faz algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo. A Hemominas não discrimina ninguém, mas existem doenças que podem ser transmitidas pelo sangue e que, às vezes, não podem ser totalmente evitadas com a realização dos exames laboratoriais de triagem do sangue, já que existe um período no qual as infecções nem sempre são detectadas nos exames.

Para consultar os critérios, verifique sempre todos os fatores associados: exames e procedimentos realizados, diagnóstico e tratamento realizados. Prevalecerá sempre o maior tempo de inaptidão. Vale lembrar, também, que estas normas são submetidas à revisão periódica. Verifique-as sempre que desejar doar sangue.

Entrada e permanência de menores no ciclo do sangue

A Fundação Hemominas se preocupa com a segurança das crianças. Se alguma delas vier com o doador no dia da doação, é necessário trazer um outro adulto para acompanhá-la, uma vez que não são recomendáveis a entrada e permanência de menores de 16 anos na área do ciclo do sangue (sala de coleta). Dessa forma, o menor poderá permanecer na sala de espera com o acompanhante, enquanto durarem os procedimentos. Com isso, a Fundação resguarda seu compromisso com a segurança do paciente e do doador, atenta à preservação de ambiente compatível com as melhores práticas de saúde, como recomendam as estratégias e ações de gestão de risco constantes na RDC 36/2013 (artigo 8, alíneas XI e XVII) e RDC 34/2014, do Ministério da Saúde / Anvisa.

Agendamento no Hemonúcleo de Patos de Minas:

A doação pode ser agendada no site da Fundação Hemominas ou pelo app MG-Cidadão. Com o agendamento, o cidadão ajuda a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera para efetuar sua doação. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato. O Hemonúcleo de Patos de Minas está localizado na Rua Major Gote, 1.255, o telefone de contato da unidade para esclarecer dúvidas é (34) 2106-2600.

Confira a entrevista na íntegra: