A Fundação Hemominas pede a colaboração da população para completar o estoque de sangue da unidade em Patos de Minas. É incentivada a doação de todos os tipos sanguíneos, especialmente O- (O negativo), conhecido como doador universal.
Rafael Oliveira Rocha, médico e gerente técnico do hemocentro de Patos de Minas, explica que o consumo do sangue coletado pela fundação é constante e as demandas têm aumentado a cada dia, consequência, por exemplo, do alto número de acidentes que tem acontecido na cidade.
Para doar sangue:
- pessoas com idade entre 16 e 69 anos;
- pesar mais de 50 kg;
- estar bem descansado no momento da doação;
- estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação;
- não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
- não ter sido exposto à situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- não ter tido hepatite após os 11 anos;
- piercing, tatuagem, sobrancelha definitiva, botox, é necessário esperar 12 meses;
- é necessário apresentar documento de identificação oficial e original (CPF e RG).
É importante lembrar que, além de atender à demanda de sangue dos hospitais nas urgências; emergências; cirurgias; e transplantes, a Fundação Hemominas precisa ter os estoques regularizados para atender pacientes que necessitam, constantemente, receber transfusão de sangue.
A doação deve ser agendada pelo site do Hemominas ou pelo aplicativo MG-Cidadão. Com o agendamento, o cidadão ajuda a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera para efetuar sua doação. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.