Estudantes de Direito de Patos de Minas visitam Tribunais Superiores e órgãos máximos do país

A atividade é resultado do “Projeto Brasília”, idealizado pela professora do UNIPAM Sabrina Nunes

Alunos do curso de Direito do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), acompanhados pelos professores Paulo Henrique Rodrigues, Sabrina Nunes e Virgínia Bernardes, realizaram de 16 a 18 de novembro uma visita técnica a Brasília (DF).

A atividade faz parte do “Projeto Brasília”, idealizado pela professora Sabrina Nunes. O intuito é que os alunos conheçam os Tribunais Superiores e os órgãos máximos do país, proporcionando uma percepção real sobre a estrutura, a competência e o funcionamento das instituições relacionadas aos três poderes do Brasil.

Na oportunidade, os alunos visitaram o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Palácio Itamaraty e o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal). Durante a visita ao Senado, cada aluno foi presenteado com um exemplar do Vade Mecum.

O coordenador do curso de Direito e professor Alexandre Máximo Oliveira explica a importância da realização do projeto.

“Associar a teoria dada em sala de aula à prática e possibilitar que os alunos vejam de perto o ambiente real de atuação dos órgãos, em pleno funcionamento, é imprescindível para a formação do futuro profissional de Direito”, afirma.

A idealizadora do projeto, professora Sabrina Nunes, salienta o sucesso da viagem.

“Os alunos voltaram de Brasília extasiados. Uma experiência inenarrável que proporciona, além de muito conhecimento, uma motivação a mais para o exercício da profissão”, ressaltou.

O aluno do 10º período do curso de Direito, Filipe Marques Araújo, faz uma análise dos ensinamentos adquiridos com a visita.

“O STJ é um dos lugares mais incríveis que já conheci e que todo estudante de direito deveria visitar. Resumindo esta viagem em uma única palavra, eu diria: inspiração”, destacou o estudante.