Representando a força do teatro patense, o grupo Primeiro Ato voltou a brilhar no 17° Festival de Teatro de São João Nepomuceno (Nepopo), conquistando ao todo 12 prêmios, incluindo o prêmio principal do evento, o 1º lugar na categoria geral. Durante quatro dias intensos, 20 peças teatrais subiram aos palcos da cidade, com grupos vindos de todos os cantos do país.
Em entrevista concedida à Rádio Clube 98, o Diretor do Primeiro Ato, Marcos Nepomuceno, destacou a importância da conquista:
Às vezes não temos o reconhecimento aqui na cidade que ‘lá fora’ acabamos recebendo. Então, quando a gente vai ‘para fora’ numa cidade que nós nunca fomos, que a gente não conhece exatamente nada e é reconhecido com tantos prêmios, é uma coisa maravilhosa.” Disse.
O grupo participou do festival com dois espetáculos, Sankofa e Simplesmente José, inscritos nas categorias drama e comédia, respectivamente. O evento também apreciou em sua programação as categorias teatro de rua, alternativo e infantil.
Perguntado sobre o que falta para Patos de Minas valorizar ainda mais as suas produções teatrais, Marcos ressaltou a necessidade da cidade ter um veículo de transporte para levar os seus artistas e atletas em diversos eventos pelo país.
“Uma coisa que ajudaria bastante seria a cidade ter um ônibus que pudesse levar não somente o teatro, mas a dança e o esporte.” Um ônibus que ajudasse a transportar esses atletas e artistas para outros festivais, para mostrar os talentos que temos na cidade. Como todo mundo sabe, Patos é um berço de artistas e de atletas, conseguimos resultados fantásticos ‘lá fora’, mas ao mesmo tempo é muito difícil conseguirmos viajar, justamente por não ter esse apoio da prefeitura.” Destaca.
PRÊMIOS & INDICAÇÕES
Confira os prêmios e indicações conquistados pelo grupo Primeiro Ato no 17º Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno:
Categoria Drama com a peça Sankofa:
PRÊMIOS
- Trilha Sonora: Primeiro Ato, Flavy Matos, Cello e Alexandre Rosa;
- Cenário: Marcos Nepomuceno;
- Figurino: Marcos Nepomuceno;
- Maquiagem: Bianca Alves;
- Melhor Ator: Arlley de Brito;
- Melhor Direção: Marcos Nepomuceno;
- Melhor Espetáculo.
INDICAÇÕES
- Atriz Coadjuvante: Antonella Aquino;
- Atriz Coadjuvante: Isadora Ariel;
- Ator Coadjuvante: Gabriel de Sousa;
- Melhor Atriz: Luana Ferreira.
Categoria Comédia com a peça Simplesmente José:
PRÊMIOS
- Figurino: Sarah Fernandes e Antonella Aquino;
- Maquiagem: Bianca Alves;
- Melhor Atriz: Antonella Aquino.
INDICAÇÕES
- Atriz Coadjuvante: Luana Ferreira;
- Atriz Coadjuvante: Maria Valentino;
- Ator Coadjuvante: Vinicius Caetano;
- Melhor Atriz: Isadora Ariel;
- Melhor Direção: Marcos Nepomuceno;
- Melhor Espetáculo.
Categoria: Geral
PRÊMIOS
Melhor Direção: Marcos Nepomuceno com Sankofa;
1º lugar geral: Sankofa.