Grupo “Orgulho de Ser Patense” solicita mudança de horário e frequência de reuniões da Câmara Municipal

Alterações teriam o objetivo de facilitar e aumentar a participação da população nas sessões da Casa Legislativa
Emerson Roberto apresentando proposta na Câmara Municipal. Foto: Amanda Marques

Nesta quinta-feira (25/08), aconteceu mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal. Na ocasião, o representante do grupo Orgulho de Ser Patense, Emerson Roberto Barbosa, solicitou a mudança do horário e a frequência dos plenários.

Atualmente, as reuniões ordinárias acontecem quinzenalmente, tendo início às 14h. Depois de duas permissões para participar da Tribuna Livre negadas, o grupo conseguiu, nesta quinta-feira, apresentar sua proposta para a alteração do horário de início das sessões (das 14h para às 18h) e sua frequência (quinzenal para semanal).

Segundo Emerson, o intuito da proposta é facilitar e aumentar a presença dos cidadãos nas reuniões. Para ele, o horário atual inviabiliza a participação da população nas sessões, isso porque a maior parte das pessoas tem seus afazeres diários, “não podendo, assim, participar com mais efetividade e nem manifestar suas opiniões nas pautas tratadas por esta Casa”, explica.

Ainda de acordo com o representante do Orgulho de Ser Patense, a mudança na frequência dos encontros seria uma forma de deixar as reuniões menos extensas, o que permitiria mais adesão do povo às sessões. Ele defende também que as alterações possibilitariam “um melhor desenvolvimento e agilidade nos trâmites dos projetos da própria Casa e do Executivo”.

A assessoria de comunicação da Câmara Municipal informou ao jornalismo do Clube Notícia que a solicitação do grupo deve ser analisada pelo presidente da Casa Legislativa e por todos os vereadores, passando, então, por votação. No caso da aprovação, pelo voto da maioria, e seguimento da solicitação, será necessário alterar a Portaria (nº 1716, de 6 de janeiro de 2022) que estabelece o calendário de reuniões das sessões legislativas de 2022.