DPMG de Patos de Minas encerra “Mutirão de Retificação de Nome e Gênero” com ciclo de palestras

Defensoria Pública da cidade continua prestando assessoria jurídica a pessoas em situação socioeconômica vulnerável
Defensoria Pública continua prestando assessoria jurídica à população vulnerável

Aconteceu na última sexta-feira (05/08) o ciclo de palestras “A Defensoria Pública de Minas Gerais dando voz à comunidade trans de Patos de Minas”, que marcou o encerramento do “Mutirão de Retificação de Nome e Gênero de Pessoas Trans”.

O seminário foi parte de uma ação conjunta promovida pela Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG); tendo como parceiro o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).

Segundo a defensora pública Suzy Lima, o objetivo do seminário era “falar sobre a comunidade trans e LGBTQIA+, suas histórias e dificuldades, para educar a população sobre os direitos dessas pessoas. Porque quem tem esses conhecimentos respeita melhor as diferenças e o próximo”.

Já o médico Everton Silva, que palestrou no encontro, ressaltou o impacto causado pelo preconceito e pela discriminação direcionado à comunidade LGBTQIA+ na saúde pública.

“Se a gente pensar no conceito de saúde da OMS, que é o bem-estar físico, psicológico e social, a partir do momento que temos uma população vulnerável, a questão da saúde não está garantida”, pontua.

Mutirão regional

O “Mutirão de Retificação de Nome e Gênero da Pessoa Trans” foi realizado simultaneamente nas unidades da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) em Patos Minas, Uberlândia e Ituiutaba. A iniciativa teve como objetivo oferecer a alteração de prenome e gênero dessa população de forma gratuita, garantindo seu acesso à cidadania.

O Mutirão também levantou subsídios para uma pesquisa demográfica e econômico-social com as pessoas participantes, embasando ações da DPMG em outras iniciativas com a população trans.

Serviço

Em Patos de Minas, a Defensoria Pública está situada na avenida Padre Almir, n° 1.249, no 3° andar. O órgão funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.