Ouça ao Vivo:

Férias escolares trazem o risco de empinar pipas perto de fiação elétrica

Riscos de acidentes são uma constante nesse período de ferias

O alerta para a brincadeira de empinar pipa começou com a aproximação do período de férias escolares. As crianças tendem a se juntar com os amigos para colocar uma pipa no ar e fazer truques durante boa parte do dia. Mas essa brincadeira oferece sérios riscos se não praticada de maneira responsável. O uso de cerol, proibido por lei, pode causar acidentes com motociclistas e pedestres, além do risco de descargas elétricas com fios de energia nos centros urbanos.

As férias levam as crianças a participarem de atividades fora de casa, e empinar pipa tem sido uma das preferidas por gerações. O recesso de meio do ano vem acompanhado de dias de sol e ventos, o que favorece a brincadeira e a diversão das crianças. Entretanto, os riscos existem, e devem ser levados a sério. A utilização do cerol, substância fabricada com vidro moído e aplicado com cola sobre a linha da pipa, é proibida por lei desde 2017, quando foi considerado crime a sua fabricação, utilização e comercialização.

Entretanto, o cerol ainda é usado por todo o País, e continua a causar acidentes com motociclistas e pedestres que não conseguem ver a linha. Com essa substância, a linha da pipa ainda é capaz de cortar cabos de energia e provocar curto-circuitos, além de interromper o fornecimento de energia elétrica.Outro aspecto que deve ser considerado é a prática da brincadeira em lugares com postes elétricos. As pipas devem ser empinadas em campos abertos, afastados da rede elétrica, para evitar o contato com os fios e evitar acidentes.

Os brinquedos que ficam presos na rede elétrica podem causar o desligamento no fornecimento de energia, além de poderem causar choques e descargas elétricas que podem causar ferimentos graves ou, em alguns casos, a morte.

O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, alerta que nunca se deve tentar resgatar pipas presas na rede elétrica, pois o risco de acidentes é muito grande “As redes de distribuição, de transmissão e as subestações da Cemig são construídas dentro dos padrões das normas técnicas brasileiras com características e distanciamento que são seguros. Dessa forma, a aproximação indevida e o uso de cerol e linhas chilena tem sido o motivo dos principais acidentes com a rede elétrica da companhia”, alerta.

O cerol, quando entra em contato com a pele humana, pode causar cortes profundos, além de ser um forte condutor de energia quando em contato com a rede elétrica. A empresa aconselha aos participantes que brinquem em campos abertos, sem postes de energia, para que não haja riscos de descargas, choques, ou desligamentos, evitando acidentes e também o transtorno à população.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>