Após três anos sem acontecer devido à pandemia da Covid-19, Patos de Minas sedia mais uma edição da Festa Nacional do Milho – Fenamilho. Em 2023, o tradicional evento será realizado entre os dias 19 e 28 de maio, contando com um cronograma recheado de atividades conhecidas do públicos: shows de artistas brasileiros, rodeios, eleição da Rainha do Milho, dentre outras.
Durante a noite desta quinta-feira (09/02), o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas realizou um coquetel de lançamento da Fenamilho 2023 e apresentou novidades que devem ser implementadas na festividade deste ano.
O evento oficial de lançamento da festa está previsto para o próximo sábado, 18 de março, e deve contar com um show de Mato Grosso e Matias. “Lá, a gente vai falar toda a grade de shows. Não porque a gente está fazendo muito suspense, mas porque muita coisa ainda está sendo formatada”, explica Jane Campos, presidente do Sindicato.
Apesar da programação ainda não estar completa, nesta quinta-feira (09/02) a organização já adiantou dois shows que devem marcar presença na Festa Nacional do Milho, sendo eles: a dupla Jorge e Matheus, e o projeto Cabaré, composto pelo cantores Leonardo e Bruno e Marrone.
João Wellington, um dos produtores artísticos parceiros do evento, ressalta ainda que os artistas locais que tiverem interesse em participar das rodas de viola na Fazendinha podem procurar o Sindicato para se inscrever.
Jane confirma que as tradições da festa serão mantidas, tais como barracas universitárias, pratos típicos, encontro da Mulher do Campo e Paiolão.
“Tudo isso fará parte da Fenamilho 2023. Rodeio do mais alto nível possível, eleição da Rainha do Milho pretendemos fazer a nível nacional, pratos típicos […], leilões, exposição de gado, feira de máquinas”, e complementa dizendo que “a gente vai ter um espaço kids e um espaço pet […] nós vamos ter o maior parque de diversões do Brasil presente aqui”.
Entrada
De acordo com a organização, os portões do Parque de Exposições serão abertos durante o dia e uma taxa de visitação de R$10 será cobrada por adulto, sendo que as famílias poderão permanecer no local até à noite.
Quanto ao passaporte, Jane Campos explica que a organização não deve elevar o preço muito além daquele praticado em 2019. “Se não engano, foi a R$180. A gente não pretende elevar muito mais do que isso. O preço vai ser acessível a todos os bolsos, sem contar que pode ser dividido no cartão e tem várias modalidades de pagamento”, afirma.
A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas também fala sobre aquelas pessoas que compraram passaportes para a festa de 2019, mas não chegaram a utilizar.
“Receberá o dinheiro de volta ou o passaporte da Fenamilho 2023. Pode vir ao escritório do Sindicato se estiver tendo dificuldade de acessar ou fazer o cadastro. Nós estamos disponíveis para atender da melhor forma possível, tendo em vista que esse é o nosso principal cliente. Porque ele comprou em 2019 e aguarda a festa até agora, em 2023”, explica Jane.
Segurança
Como de costume, a Polícia Militar estará presente na Fenamilho 2023 trabalhando na segurança da festa. Sobre o assunto, o Tenente Coronel R. Santos, comandante do 15º BPM, explicou que a PM já possui um plano de ação para a festividade. De acordo com o militar, o trabalho dos policiais inicialmente é adaptar esse planejamento para a realidade do evento este ano.
“A nossa meta é que não tenha nenhum crime, nenhum tipo de problema aqui dentro do Parque. É uma meta ousada e difícil da gente atingir, mas seria o ideal. Que conseguíssemos, nos nove dias de festa, manter o policiamento efetivo de modo que nada acontecesse, que a gente preservasse a ordem pública”, explica.
O comandante aponta ainda a possibilidade de aplicar o uso da cavalaria e ressalta que o período da Fenamilho 2023 não deve coincidir com férias, por exemplo, otimizando o aproveitamento do efetivo no Parque de Exposições e em toda a cidade.
Confira a reportagem completa: