Corpo de Bombeiros estima que nova enchente possa superar nível registrado no mês de janeiro; confira imagens de várias regiões de Patos de Minas

Por volta das 18h desta quinta-feira (10) o Rio Paranaíba estava aproximadamente 11,27 metros acima do nível normal.

As chuvas de janeiro causaram muitos transtornos em Patos de Minas e as previsões apontam para níveis elevados de precipitação pluviométrica nos próximos dias.

O 12º BBM vem realizando constantes monitoramentos, visando antecipar ações de remoção das famílias em áreas de risco e orientando a população quanto às condutas de segurança. Após visitas a moradores antigos da região ribeirinha e cruzamento de dados e informações anteriores, foi observado que a inundação de janeiro de 2022 atingiu a marca de aproximadamente 12,75 metros acima no nível normal. Foi estimado também que a inundação de 1992 teria chegado ao nível de 13,75 metros, 01 metro acima do registrado neste ano.

12º BBM

Dentre os dados levantados pelo Corpo de Bombeiros Militar em parceria com a Defesa Civil do município, foi verificado na estação meteorológica instalada no 12º BBM que no período de 31 de janeiro a 10 de fevereiro foi registrado o acumulado de 301 mm de chuva em Patos de Minas, só nos últimos 07 dias foram 226 mm.

Nessa quinta-feira (10) o nível do rio registrou, por volta de 11:30 horas, a marca de 11 metros acima do nível normal, tendo elevado cerca de 70 cm em 08 horas. Considerando a previsão de chuvas significativas para hoje e próximos dias, há expectativa que o nível alcançado no último mês de janeiro seja atingido, requerendo antecipação nas ações de remoção de moradores e interdição de vias.

12º BBM

Diante destas previsões, o Corpo de Bombeiros Militar alerta a população, principalmente os moradores próximos das áreas de risco, Bairros Jardim Paulistano, Vila Rosa, Santa Luzia, Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida, São José Operário, Coração Eucarístico e zona rural as margens do Rio Paranaíba para que de forma preventiva, evitando riscos a vida e bens, deixem de forma mais rápida e segura suas moradias, seguindo as orientações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Como há risco também das estradas vicinais serem afetadas pela intensidade das chuvas, é importante que a população da zona rural antecipe a saída para locais seguros que não dependam de acesso por pontes ou vias já comprometidas.

Bairro Vila Rosa:

Bairro Jardim Paulistano: