Expostos às intempéries, veículos do antigo SAMU continuam inutilizados no pátio da Ceasa Regional de Patos de Minas

O município aguarda liberação federal para incorporar as ambulâncias a sua frota

Em 3 de outubro de 2022 tiveram início os atendimentos do SAMU Regional após a desativação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Municipal de Patos de Minas. Administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (CISREUNO), o novo SAMU conta com servidores e veículos próprios, não tendo incorporado aqueles do antigo serviço.

Paulo Ferreira, ex servidor do SAMU que foi incorporado ao sistema municipal de saúde, indigna-se com o tratamento dispensado aos veículos que – por anos – percorreram as ruas de Patos de Minas pelo objetivo de salvar vidas.

“As ambulâncias estão lá estragando enquanto na UPA, onde eu estou trabalhando, tem uma ambulância caindo aos pedaços atendendo a população. E aquele tanto de ambulância parada, apodrecendo, dinheiro público se perdendo lá e ninguém faz nada”, destaca Paulo.

O ex servidor do SAMU municipal também ressalta que os veículos estão sob o relento, “sem nenhum cuidado, nem para colocar debaixo de um local para proteger” dos danos ocasionados pelo tempo, como sol forte e chuva.

Ao todo, são sete ambulâncias e duas motocicletas que estão estacionadas no pátio da Ceasa Regional. Veículos estes que o governo municipal esclareceu anteriormente que seriam incorporados ao sistema de saúde de Patos de Minas, porém ainda não aconteceu.

O prefeito Luís Eduardo Falcão chegou a se manifestar nas redes sociais sobre o assunto.

“Essas ambulâncias são do Ministério da Saúde, do Governo Federal. Em outubro do ano passado, em 2022, a gente fez o pedido de doação para o município para descaracterizá-las e utilizá-las na saúde pública do município. […] Tem burocracia para seguir, elas estão guardadas no pátio da saúde pública do município e vão ser utilizadas tão logo sejam liberadas”, afirmou em um vídeo.

O departamento de jornalismo do portal Clube Notícia entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Patos de Minas. Questionada sobre a demora para a incorporação dos veículos na frota do município, uma previsão para tal e sobre a manutenção das ambulâncias, a Prefeitura respondeu em nota:

“As ambulâncias que compunham a frota do Samu Municipal serão incorporadas à frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde. Os veículos são importantes para compor a frota, principalmente no Tratamento Fora de Domicílio(TFD), no município, para que os pacientes tenham o tratamento mais individualizado.
Essa incorporação ainda não ocorreu porque é necessário que o Ministério da Saúde faça a doação e autorize a descaracterização dos veículos.
O município já requereu essa autorização em outubro de 2022. O Ministério da Saúde sinalizou que fará a doação das ambulâncias até o fim deste mês e informou que não foi feita antes devido a troca de governo, e o ministro da pasta ter assumido recentemente.”